Ifes recebe sua sétima carta-patente
Nos últimos meses, o Instituto também teve mais três softwares registrados.
O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) recebeu sua sétima carta-patente, emitida, no mês de maio, na Revista da Propriedade Industrial, do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Além disso, na mesma revista foi publicado um registro de software, totalizando três softwares registrados recentemente.
A carta-patente foi concedida ao “Processo para produção de ligas de alumínio solubilizadas com tempo otimizado”, de autoria de Estefano Aparecido Vieira, Christian Mariani Lucas dos Santos, José Roberto de Oliveira, Ronan Miller Vieira, Gianni Ferreira Alves e Angelo Antonio Reis, do Campus Vitória.
O professor Estefano explicou que esse trabalho estabelece um novo método que permite determinar o melhor tempo de tratamento térmico para cada liga específica de alumínio, conforme sua composição. Isso faz com que as propriedades mecânicas do material - como alongamento e resistência à fadiga - possam ser otimizadas, inclusive dentro de uma mesma linha de produção. Além disso, permite que, com um material mais resistente, máquinas e componentes mais leves sejam criados, gerando inclusive economia de materiais.
Softwares registrados
Criado no Campus Cachoeiro de Itapemirim, o software “Sistema para Monitoria Acadêmica” tem como autores Marcio Tognere, José Ventorim Nunes e Flavio Izo. O professor Flavio explica que a proposta foi criar um programa no qual a instituição pudesse cadastrar os monitores das disciplinas e no qual os próprios alunos agendassem horários de atendimento, evitando desencontros. Além disso, a plataforma identifica o perfil do aluno, a partir de um questionário, e sugere a monitoria mais adequada.
Já o “PSC - Projeto e Simulação de Compensadores para Controle Automático” tem como autores Luis Eduardo Martins de Lima, Victor Rodrigues Passos e Vinícius Pacheco, do Campus Vitória. O compensador, conforme detalha o professor Luis Eduardo, é algo que pode ser adicionado a um sistema (como uma máquina ou processo de fabricação) para melhorar seu desempenho. O software permite projetar esse compensador de acordo com o desempenho desejado e depois realizar uma simulação para avaliar os resultados.
O “Simulador de Têmpera de Esferas Metálicas”, também do Campus Vitória, é de autoria de Cesar Turczyn Campos, Felipe Fardin Grillo, Lucas de Almeida Quaresma e Patrick Queiroz dos Anjos. O professor Felipe conta que os principais produtos metalúrgicos produzidos utilizando geometrias esféricas são as esferas de rolamento e bolas de moinho, ambos amplamente consumidos e, portanto, de grande volume de fabricação. A finalidade inicial do software foi de ser uma ferramenta para a avaliação do perfil térmico deste tipo de produto durante tratamento térmico. Ele permite completa modelagem do resfriamento em água para qualquer condição operacional e com diferentes materiais, além de possuir grande resolução.
Patentes e softwares do Ifes
Os dados da Agência de Inovação do Ifes (Agifes) mostram que hoje a instituição tem 60 softwares registrados, e que existem 84 processos de patentes, das quais sete foram concedidas e duas deferidas. Atualmente, há 16 pedidos em fase de exame técnico, recebendo o apoio da equipe para a concessão da patente.
Redes Sociais