Página inicial > Notícias > Reitor e pró-reitores da Ufes visitam Galpões do IBC

Reitor e pró-reitores da Ufes visitam Galpões do IBC

Publicado: Quinta, 22 de Julho de 2021, 11h53 | Última atualização em Quinta, 22 de Julho de 2021, 12h30

Dirigentes da Ufes e do Ifes conversaram sobre cooperação nas áreas de ensino, extensão e inovação

Os reitores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Jadir Pela, e da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Paulo Vargas, reuniram-se, nesta terça-feira (20), para tratar da ampliação das parcerias entre as instituições. Acompanhados de pró-reitores, os dirigentes também visitaram o imóvel dos antigos “Galpões do IBC”, localizado em Jardim da Penha.

O espaço está cedido ao Ifes pela Superintendência de Patrimônio da União no Espírito Santo (SPU-ES), para implantação de um Centro de Inovação, voltado para atividades de pesquisa, extensão e ensino nas áreas de empreendedorismo, inovação e economia criativa, entre outros.

Na oportunidade, o reitor do Ifes aproveitou para convidar representantes da Ufes para a fase atual de conceituação, que vai reunir pessoas e instituições dos segmentos acadêmicos, empresariais e de organizações da sociedade civil para definir e documentar coletivamente as intenções de uso do espaço. O processo de cessão está sendo acompanhado desde o início por representantes da Associação de Moradores de Jardim da Penha (Amjap) e por outras lideranças políticas e empresariais.

Segundo Jadir Pela, a cooperação entre o Ifes e a Ufes é muito importante para a sociedade capixaba, uma vez que são autarquias federais com papéis complementares e suplementares. “São instituições que não se sobrepõem e que já possuem parcerias, principalmente nas áreas de pesquisa e extensão. Nossa intenção  é ampliar ainda mais essas ações, também a partir dos Galpões”, explicou.

Segundo o reitor Paulo Vargas, a Ufes está sempre aberta a parcerias produtivas e multiplicadoras, principalmente entre instituições com grandes afinidades, como é o caso da Ufes e do Ifes. Para ele, há potencial para o incremento de oportunidades que venham a criar uma conexão mais expressiva entre as duas instituições, aumentando as possibilidades de contribuírem para o desenvolvimento regional.

Mobilidade acadêmica

Um dos assuntos pautados pelos dirigentes do Ifes durante a conversa foi a possibilidade de um acordo para a mobilidade acadêmica discente. A proposta seria a de replicar, em nível local entre as instituções, um modelo similar ao do Programa Andifes de Mobilidade Acadêmica. Segundo o reitor Jadir Pela, a proposta beneficiaria os estudantes, com a possibilidade de cursar disciplinas tanto no Ifes quanto na Ufes. "Dentro de regras bem estabelecidas, um aluno de Engenharia Elétrica da Ufes, por exemplo, poderia fazer uma disciplina que tenha interesse conosco e vice-versa", explicou.  As instituições ficaram de debater a proposta.

Com informações da Superintendência de Comunicação da Ufes