Projeto do Campus São Mateus apoia micro e pequenas empresas em Guriri
Para retomar economia, empreendimentos como Acarajé da Leze recebem apoio através do Programa IF Mais Empreendedor.
O Programa IF Mais Empreendedor Nacional é uma ação de extensão voltado à execução de projetos de extensão tecnológica para o atendimento, apoio e orientação a micro e pequenos empreendedores, particularmente, por meio de ações de remodelagem de negócios que foram afetados negativamente pela pandemia da Covid-19. Em São Mateus, o Empreende Sama foi contemplado para execução do programa junto a comunidade. Dirigido a capacitações, palestras, tarefas e orientações de micro e pequenas empresas, o projeto atua nas áreas de inovação, gestão e economia criativa. O objetivo é amparar as empresas mateenses em sua recuperação organizacional e financeira. O coordenador local do projeto é o gestor do Núcleo Incubador de Empreendimentos do Ifes - Campus São Mateus, Huarley Lemke, com apoio do bolsista Isaac Pádua Muner.
A empresária Eleziene Conceição dos Santos participa do programa IF Mais Empreendedor, através do Empreende Sama, e destaca que o projeto contribuiu para o empreendimento através do suporte na melhoria das vendas e no atendimento. A empresária tem uma história de vida de superação e muito trabalho. Nascida na Bahia, em uma família humilde, começou trabalhando como babá ainda muito nova. Leze, como prefere ser chamada, conta que ainda quando trabalhava como babá fez um acarajé que foi muito elogiado. “Depois que eu fiz um acarajé para meu patrão e meus vizinhos, eles gostaram muito e perguntaram por que eu não montava um comércio de acarajé. Diziam que o meu era único! Então comecei a vender na porta de casa e dos meus vizinhos, conhecidos e amigos começaram a divulgar", conta.
Programa IF Mais Empreendedor auxiliou na melhoria das vendas e atendimento.
Os aprendizados e a persistência foram essenciais para ingressar no mundo da culinária e produzir as delícias que hoje oferece aos seus clientes. “As pessoas procuram a gente através de indicação, o pessoal elogia e divulga o produto para várias pessoas. Então é um sinal que eu estou fazendo um bom trabalho. A sensação é muito boa”, compartilha a empreendedora, que em épocas festivas, principalmente no final do ano, chega a vender mais de 300 acarajés por dia. A empresária do ramo de alimentação compartilhou ainda algumas dicas para futuros empreendedores: “O importante é persistir. Faça, se não der certo, aprenda melhor e faça de novo. O negócio é treinar! Continue e vá em frente!”.
O Empreende Sama atendeu, por meio do edital n° 07/2021, atende seis empresas, contribuindo para o desenvolvimento econômico da região. Para mais informações sobre iniciativas de apoio ao empreendedorismo do Campus São Mateus entre em contato por e-mail incubadora.sm@ifes.edu.br ou acesse o perfil do núcleo no Instagram: @incubadora.sm.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Eventos do Campus São Mateus.
Redes Sociais