Página inicial > Notícias > Pesquisa traz informações sobre a comunidade acadêmica na pandemia

Pesquisa traz informações sobre a comunidade acadêmica na pandemia

Publicado: Segunda, 20 de Setembro de 2021, 13h44 | Última atualização em Segunda, 20 de Setembro de 2021, 13h44

Relatório parcial do estudo conduzido por pesquisadores de Vitória, Colatina e da Fiocruz reúne dados sobre saúde e comportamento.

O Observatório de Saúde e Meio Ambiente, grupo de pesquisa liderado pela Coordenadoria de Engenharia Sanitária e Ambiental, do Campus Vitória, divulgou dados do relatório parcial da primeira etapa do “Estudo longitudinal dos determinantes e desfechos da situação de saúde da comunidade Ifes e em seus ambientes, como consequência do distanciamento social induzido pela Covid-19”. A pesquisa está sendo desenvolvida em parceria com professores do Campus Colatina e com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Na primeira etapa, foram ouvidas 2.414 pessoas, entre estudantes e servidores docentes e técnico-administrativos, dos campi Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Ibatiba, Montanha, Santa Teresa, Serra, Vila Velha e Vitória. Eles responderam a questões sobre seu bem-estar, comportamento e percepções sobre a pandemia da Covid-19 por meio de questionário on-line, além de alguns terem participado de grupos focais. As sondagens foram realizadas em novembro e dezembro de 2020.

Dos estudantes, 14,1% relataram ter tido a Covid-19; entre os técnicos administrativos, foram 13,6%, e entre os docentes, 10,3% contraíram o vírus. Os principais sintomas foram dor de cabeça (sinalizada por 77%), a alteração do paladar (67,2%), mialgia (58,9%), tosse (53,4%) e febre (58,3). Aproximadamente 3% necessitaram de atendimento hospitalar.

Os participantes falaram também sobre seus medos e preocupações durante esse período. Além da ameaça à saúde e à vida, relatam a preocupação com o desemprego e perda da qualidade de vida, e a angústia com o cenário do país - com as políticas de governo, auxílio emergencial, redução e suspensão de jornada de trabalho, aumento de impostos, cortes nos gastos públicos. Citaram ainda a dificuldade de se informar diante de tantas notícias - algumas das quais, falsas ou “fake news”.

A pesquisa terá continuidade nas próximas semanas, com o lançamento de um novo questionário para monitorar a situação a partir do retorno gradual às atividades.

Acesse o relatório parcial da pesquisa.

Assunto(s): relatório , covid , pesquisa , fiocruz