Página inicial > Notícias > Ifes firma cooperação com Universidade dos Açores

Ifes firma cooperação com Universidade dos Açores

Publicado: Terça, 08 de Fevereiro de 2022, 20h04 | Última atualização em Quarta, 09 de Fevereiro de 2022, 12h15

Parceria será coordenada pelo Campus Viana. Município é considerado o berço dos imigrantes açorianos no ES

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e a Universidade do Açores (UAc), em Portugal, assinaram, na tarde desta segunda-feira (7), um Memorando de Entendimento que possibilita a cooperação entre as instituições. O documento é válido para quaisquer áreas de atuação das instituições partícipes, e possibilita a realização de programas e atividades de intercâmbio e parcerias nas áreas de formação, pesquisa e eventos científicos, por exemplo.

A cerimônia de assinatura aconteceu de forma virtual, e contou com a presença do reitor do Ifes, Jadir José Pela, e da vice-reitora da instituição portuguesa, Susana Mira Leal. Também participaram o Diretor Cultural da Casa dos Açores do Rio de Janeiro, Daniel Evangelho Gonçalves, e o Prefeito Municipal de Viana, Wanderson Bueno.

O coordenador de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação do campus Viana, Robson Malacarne, destacou o envolvimento da Prefeitura Municipal de Viana e a Casa dos Açores do Rio de Janeiro. “O diálogo com a Universidade de Açores possibilitará consideráveis resultados no campo do Ensino, Pesquisa e Extensão, com vistas a facilitar a complementaridade e a suplementaridade de competências, nos diversos âmbitos previstos na parceria”, explicou.

Imigração açoriana

Segundo a professora Fabiene Passamani Mariano, pesquisadora da imigração açoriana no Espírito Santo, “os açorianos foram os primeiros imigrantes europeus a se instalarem no Espírito Santo”. Por uma iniciativa da Coroa Portuguesa, no início do século XIX, foi criada a colônia agrícola de Viana, no Sertão de Santo Agostinho. Para essa empreitada, o Intendente Geral de Polícia Paulo Fernandes Viana viabilizou, entre os anos de 1812 a 1814, a vinda de aproximadamente 53 famílias açorianas. Essas famílias foram as responsáveis pela fundação da atual cidade de Viana, cuja herança cultural ainda pode ser observada em suas dimensões econômicas, políticas e sociais.

Presenças

A assinatura do Memorando de Entendimentos foi acompanhada pelos professores e responsáveis pelas áreas afins das duas instituições, que realizarão os planos de atividades. Participaram pelo Ifes, além do professor Robson Malacarne e da professora Fabiene Passamani Mariano, a Dra. Verônica Barreto, coordenadora da Assessoria de Relações Internacionais do Ifes.

Já pela universidade portuguesa, participaram Dr. Fernando Diogo, Diretor do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais; Dra. Rute Gregório, Presidente da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas; Dr. Francisco Sousa, Vice Presidente e Coordenador de Mobilidade da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas; Dra. Susana Serpa Silva, Diretora do Centro de História d’Aquém e d’Além Mar; Dra. Maria do Céu Fraga Amaral, Diretora do Centro de Estudos Humanísticos; e Dra. Maria da Esperança Alves, do Gabinete de Relações Externas.