Página inicial > Notícias > Estudantes do Campus Cachoeiro são selecionadas em programa da Embaixada dos EUA

Publicado: Quarta, 23 de Fevereiro de 2022, 14h38 | Última atualização em Quarta, 23 de Fevereiro de 2022, 14h38

O Power4girls é uma ação que une o empoderamento de meninas ao estímulo à inovação e sustentabilidade.

Três estudantes do Curso Técnico em Mineração, do Ifes Campus Cachoeiro de Itapemirim, foram selecionadas para participar do programa Power4girls, promovido pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e pelo Instituto Gloria. O programa é voltado às estudantes da Rede Federal e tem o objetivo de apoiar o empoderamento de meninas por meio da educação, além de estimular o desenvolvimento de planos de ação inovadores para questões do meio ambiente e de sustentabilidade de comunidades.

Dullye Noleto Lima Teixeira, Julia Mattos da Costa e Kamila Almeida Gonçalves, todas de 16 anos, inscreveram o projeto “Reutilização do descarte inadequado da lama do beneficiamento de rochas ornamentais (LBRO) na produção de asfalto”. Elas contam que tomaram conhecimento da seletiva do Power4girls por meio da Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do campus, que disponibilizou professores orientadores para auxiliar na criação dos projetos.

A partir daí, fizeram muitas pesquisas e consultas para desenvolver a proposta de utilizar a LBRO na produção de asfalto. “No dia que recebermos a notícia de que tínhamos sido aprovadas no programa, foi maravilhoso! Foi uma mistura de sentimentos, que não temos nem como explicar! Nossos pais ficaram muito orgulhosos de nós e muito felizes pelo resultado, pois eles apoiaram muito a gente. A felicidade é tão grande em saber que passamos num programa no qual concorríamos com todos os institutos federais do Brasil, que não temos como mensurar”, comemorou Julia.

O resultado foi divulgado no dia 9 de fevereiro, e a partir de março serão iniciadas as próximas etapas. Até agosto, as participantes vão fazer uma formação on-line que incluirá mentoria para o desenvolvimento do plano de ação, treinamentos, oficinas e outras atividades para ampliar as competências criativas e empreendedoras. Haverá também conversas com profissionais de organizações dos setores público e privado; e interação com líderes femininas. Em setembro, há a expectativa de todos os participantes se encontrarem em Brasília, para uma feira de inovação.

“Nossa expectativa para as novas etapas é se empenhar bastante nesses processos para que possamos alcançar nossos objetivos, e que essa nossa ideia possa realmente ser realizada para ajudar o meio ambiente”, contou Dullye.

O orientador do projeto, Gleicon Maior, afirma que o programa é de extremo valor para as estudantes e para o Instituto, além de ter o potencial de auxiliar no setor de rochas ornamentais com uma destinação sustentável para os resíduos provenientes do beneficiamento.

Acesse o site https://power4girls.com.br/ e confira mais informações sobre o programa.