Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Confira as dúvidas mais frequentes a respeito do concurso do Ifes
Início do conteúdo da página

Confira as dúvidas mais frequentes a respeito do concurso do Ifes

Publicado: Segunda, 21 de Março de 2022, 16h15 | Última atualização em Segunda, 21 de Março de 2022, 16h28

Comissão Organizadora esclarece dúvidas sobre reserva de vagas, formação exigida e mais. 

A Comissão Organizadora do Concurso do Ifes (editais 01/2022 - Docentes e 02/2022 - Técnicos Administrativos) reuniu algumas das dúvidas mais frequentes dos candidatos e organizou um documento para auxiliar a todos os interessados em concorrer a uma das vagas abertas na instituição.

O concurso está com inscrições abertas até o dia 18 de abril e conta com 37 vagas, além de formação de cadastro de reserva. Veja mais informações. 

Edital 01/2022 - Docentes

1 – As vagas são para dedicação exclusiva?
Não, entretanto no exercício do cargo o professor poderá solicitar a alteração de seu regime de trabalho para 40 (quarenta) horas semanais de trabalho, em tempo integral, com dedicação exclusiva às atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão institucional. (subitem 5.4 do Edital 01/2022). Os pedidos serão analisados em conformidade com o Banco de Equivalência Docente, que determina o número de vagas de DE que eventualmente a instituição tenha à sua disposição no momento.

2 – Como posso acessar o conteúdo programático da prova?
A publicação do conteúdo programático e sugestão de bibliografia já estão disponíveis no link: https://www.ifes.edu.br/processosseletivos/servidores/item/2643-concurso-publico-01-2022-docentes.

3 – Quando é a prova?
A prova de Conhecimentos Específicos será no dia 15/05/2022, no período matutino, na Grande Vitória.

4- Qual a validade do concurso?
A validade do concurso será de 2 anos a contar da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por mais 2 anos.

5- O Ifes tem expectativa de convocar o cadastro de reserva?
Sim. As vagas disponibilizadas no concurso são advindas de vacâncias. Como o concurso tem validade de até 4 anos e o Ifes se encontra em processo de expansão no Estado, a expectativa é de convocar candidatos do cadastro de reserva, à medida que novos códigos de vagas sejam disponibilizados pelo MEC ou que ocorram novas vacâncias.

6 – Posso me inscrever para cargos que têm apenas uma vaga e em que ela esteja reservada para pessoas com deficiência ou para pretos e pardos?
Sim. As vagas reservadas para pessoas com deficiência ou pretos e pardos indicam a prioridade de convocação para posse e não um impeditivo de participação da modalidade ampla concorrência. Os candidatos da modalidade Ampla Concorrência vão configurar na lista de candidatos classificados homologados, respeitando o limite estabelecido pelo Decreto nº 9.739/2019, e poderão eventualmente ser convocados no caso de surgimento de mais vagas. A ordem de convocação está descrita no item 14 do edital 01/2022.


Edital 02/2022 – Técnicos Administrativos em Educação

1 – As vagas de técnico (em agropecuária, biologia, contabilidade, química e tecnologia da informação) poderão ser ocupadas por pessoas graduadas nas áreas exigidas?
Sim. Nos termos da Súmula AGU nº 86/2020: "A exigência de escolaridade de nível médio, para fins de concurso público, pode ser considerada atendida pela comprovação, pelo candidato, de que possui formação em curso de nível superior com abrangência suficiente para abarcar todos os conhecimentos exigíveis para o cargo de nível técnico previsto no edital e dentro da mesma área de conhecimento pertinente”.

2 – Posso me inscrever para concorrer a duas vagas diferentes? O que o sistema vai fazer com isso? Qual o horário de prova?
Sim. O candidato poderá se inscrever para um cargo de nível médio e cargo de nível superior. O sistema irá computar as 2 inscrições. As provas para os cargos de Nível Médio serão realizadas em turno distinto aos cargos de Nível Superior (Subitem 6.4.1).

3 – Posso me inscrever para cargos que têm apenas uma vaga reservada para pessoas com deficiência ou para pretos e pardos?
Sim. As vagas reservadas para pessoas com deficiência ou pretos e pardos indicam a prioridade de convocação para posse e não um impeditivo de participação da modalidade ampla concorrência. Os candidatos da modalidade Ampla Concorrência vão configurar na lista de candidatos classificados homologados, respeitando o limite estabelecido pelo Decreto nº 9.739/2019, e poderão eventualmente ser convocados no caso de surgimento de mais vagas. A ordem de convocação está descrita no item 12 do edital 02/2022.

4 - Qual a validade do concurso?
A validade do concurso será de 2 anos a contar da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por mais 2 anos (subitem 17.1).


5 - Quando será a prova?
As provas para os cargos de Nível de Classificação C e D serão realizadas em turno distinto aos cargos de Nível de Classificação E (subitem 6.4.1), com previsão para o dia 22/05/2022, sendo o horário e locais divulgados no dia 17/05/2022 (Cronograma Anexo I).

6 - O Ifes tem expectativa de convocar o cadastro de reserva?
Sim. As vagas disponibilizadas no concurso são advindas de vacâncias. Como o certame tem validade de até 4 anos e o Ifes se encontra em processo de expansão no estado, a expectativa é de convocar candidatos do cadastro de reserva, à medida que novos códigos de vagas sejam disponibilizados pelo MEC ou decorrente de vacâncias.

Acesse os editais:
Concurso Público 01/2022 – Docentes

Concurso Público 02/2022 – Técnicos Administrativos

registrado em:
Fim do conteúdo da página