Página inicial > Notícias > Projeto do Ifes leva qualificação a alunos da EJA em municípios do Estado

Projeto do Ifes leva qualificação a alunos da EJA em municípios do Estado

Publicado: Segunda, 11 de Abril de 2022, 13h30 | Última atualização em Segunda, 11 de Abril de 2022, 13h30

Cursos são ofertados em parceria com as prefeituras de seis cidades e apoio do MEC.

Uma iniciativa coordenada por professores do Ifes Campus Vitória está levando cursos de qualificação profissional para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das redes municipais em seis cidades do Espírito Santo. O Projeto EJA Integrada é coordenado pelos professores Aldo Rezende e Maria José de Resende Ferreira – docentes do Proeja, Campus Vitória, e do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) – e conta com recursos captados junto ao Ministério da Educação (MEC).

O cursos de qualificação acontecem com o apoio das prefeituras municipais. Em Guarapari, está em andamento um curso de Soldagem e Caldeiraria, em parceria com o Campus Guarapari; em Santa Leopoldina e Domingos Martins, foi iniciado o curso de Agentes de Operações em Meios de Hospedagens, voltado para o turismo, com a parceria do Campus Vitória.

Estão ainda previstos dois cursos em Santa Teresa, na área de embutidos e bebidas artesanais; outros dois na Serra, na área de computação e eletricidade de baixa tensão; e um último em Vitória, também na área de eletricidade. Todos contarão com apoio dos campi localizados nos municípios de realização, e a matrícula dos alunos será encaminhada pelas prefeituras municipais. Além disso, as qualificações estão alinhadas às demandas das localidades, tendo em vista suas cadeias produtivas.

O professor Aldo conta que o projeto oferece uma bolsa permanência, de R$ 180, para os participantes, e que, além de fomentar a formação dos estudantes, tem potencializado a reabertura das turmas de Educação de Jovens e Adultos do nível fundamental em cidades onde a pandemia impactou de forma negativa a oferta dessa modalidade.

Mais ações
O Projeto EJA Integrada foi iniciado em 2019 e também desenvolveu formação para professores para atuar na educação profissional e tecnológica voltada a jovens e adultos. Esse curso já está na segunda turma. Outra frente de trabalho é a elaboração de materiais didáticos para a EJA e ações no campo da pesquisa e inovação, além do monitoramento de seus resultados.

Paralelamente, os professores Aldo e Maria José também coordenaram um curso de extensão para professores com o nome “Educação turística: turismo, território, identidade e pertencimento”. Os participantes, posteriormente, elaboraram projetos em suas escolas de origem. Os relatos das experiências foram reunidos no livro “Educação turística em Santa Leopoldina”, organizado por Aldo Rezende, Aurélia Hubner Peixouto, Maria José de Resende Ferreira e Sânia Aparecida Resende. Confira.