Página inicial > Notícias > Parque Cultural Casa do Governador é inaugurado com participação do Ifes

Parque Cultural Casa do Governador é inaugurado com participação do Ifes

Publicado: Segunda, 30 de Maio de 2022, 13h55 | Última atualização em Segunda, 30 de Maio de 2022, 13h55

A equipe técnica responsável pelo projeto contou com estudantes, egressos e docentes do Campus Vitória.

Nesse sábado (28), o Governo do Estado realizou a abertura oficial do Parque Cultural Casa do Governador, com a inauguração de uma exposição com 21 esculturas de artistas capixabas e de outros estados do Brasil. A ideia do Parque Cultural Casa do Governador foi concebida pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapes) e pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) com a participação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do Ifes – Campus Vitória.

Do Campus Vitória, integraram o projeto: os professores Dinoráh Lopes Rubim Almeida, Marcelo Queiroz Schimidt e Juliana Cristina dos Santos de Andrade, como pesquisadores colaboradores; e, como bolsistas, o estudante Daniel Gazzoli Nunes, da Engenharia Elétrica; a estudante Jennifer Carolline Duarte, do Técnico Integrado em Segurança do Trabalho; e as egressas Nely Barbosa Barata Siqueira e Rita de Cassia Rodrigues da Fonseca, do Técnico em Guia de Turismo.

Com a orientação dos docentes que integraram o projeto, os estudantes Daniel e Jennifer atuaram na criação de um aplicativo a ser utilizado durante as visitações do Parque Cultural, que vai permitir que o visitante aprofunde seu conhecimento, por meio da leitura de QR Codes instalados nas obras de arte e em outros pontos de interesse. Já as egressas Nely e Rita, a partir da orientação dos professores, fizeram o levantamento histórico necessário para a criação da cartilha que será utilizada pelos guias que vão trabalhar nas visitas monitoradas do Parque.

O projeto inclui três eixos temáticos – Ambiental, Histórico e Artístico –, explorados em 93 mil metros quadrados de área disponíveis para a visitação. Os interessados já podem agendar visitas ao Parque Cultural Casa do Governador, pelo telefone (27) 3636-1032, de segunda-feira a sexta-feira. As visitas são gratuitas e vão acontecer sempre às terças-feiras e quintas-feiras, das 8h às 17h, com o acompanhamento de um mediador do Governo do Estado.

*Com informações do Governo do Estado do Espírito Santo e do Laboratório de Planejamento e Projetos da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).