Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Campus Cachoeiro anuncia a implementação de Hub de Inovação
Início do conteúdo da página

Campus Cachoeiro anuncia a implementação de Hub de Inovação

Publicado: Quarta, 14 de Dezembro de 2022, 14h29 | Última atualização em Quarta, 14 de Dezembro de 2022, 14h29

Iniciativa está em consonância com o conceito da Cidade da Inovação, como plataforma de inovação e empreendedorismo.

O Campus Cachoeiro de Itapemirim deu o primeiro passo, nesta terça-feira (13), para a implementação de um hub de inovação no espaço físico onde funcionava a sede do Ibama no município. Na data, o campus assinou o Termo de Guarda Provisória do terreno, junto à Superintendência de Patrimônio da União no Espírito Santo (SPU/ES). Com a presença do reitor do Ifes, Jadir Pela, a notícia foi apresentada aos servidores do campus pelo diretor-geral, Edson Maciel Peixoto; pelo diretor de pesquisa, pós-graduação e extensão, Leandro Marochio; e pelo coordenador do núcleo incubador, Lucas Poubel.

O terreno, que está localizado na Avenida Antônio Penedo, no centro econômico da cidade, possui uma área total de 1091,00 m², com aproximadamente 280 m² de área construída. O local é estratégico por estar próximo a hospitais, rodoviária, bancos, empresas, outras instituições de ensino e prefeitura.

anuncio hub 3

A elaboração de um plano de ocupação do espaço foi iniciada ainda em agosto e contou com uma análise de demandas internas e de empresários e governos locais por um ambiente propício para conexões de ideias. Isso motivou a proposição da instalação do Hub de Inovação “Distrito 28”, destacou o diretor-geral.

Essa é uma conquista que permitirá a ampliação de ações de ensino, pesquisa e extensão em um ambiente propício para o fomento ao empreendedorismo e a geração de conexões entre problemas e soluções tecnológicas e inovadoras. Além disso, suprirá uma demanda para o ecossistema local de inovação, tendo em vista que a única região do estado que não conta, concretamente, com um Hub de Inovação é o Sul do Espírito Santo.

Hub de Inovação
O espaço é um ambiente próprio para conexões entre diferentes agentes ligados a instituições de ensino superior, empresas e governo para favorecer o desenvolvimento de inovações e de tecnologias. Uma das grandes vantagens desse tipo de espaço para o Ifes é a possibilidade de aproximação com empresas, órgãos governamentais, startups, investidores, e grandes corporações com o intuito de proporcionar um ambiente fértil para o surgimento de ideias inovadoras e de soluções para problemas reais do ecossistema local.

O professor Leandro Marochio pontuou que a criação do Distrito 28 é um caminho importante para o desenvolvimento do empreendedorismo e da economia de Cachoeiro de Itapemirim. Entendendo a inovação como um requisito crucial para as organizações, foram destacados exemplos positivos como o de Santa Catarina e alguns de seus municípios, que possuem o PIB acima da média nacional, em grande medida, pelo aumento de empresas de base tecnológica e pelo fomento a criação de ambientes de inovação.

anuncio hub 2

Uma das áreas de atuação que o Ifes tem se empenhado são as atividades de fomento ao empreendedorismo e à inovação por meio da Incubadora. O professor Lucas Poubel destacou que a Incubadora do Ifes conta com 66 empresas incubadas e recebeu, recentemente, um certificado nacional, tornando-se um Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne). Somente o núcleo incubador do Campus Cachoeiro atende 6 empreendimentos incubados e 13 projetos pré-incubados, além de apoiar as ações do Laboratório de Extensão em Desenvolvimento de Soluções (LEDS). Esse conhecimento agregado trará importantes benefícios para os atores do ecossistema local de inovação.

Planejamento estratégico do Hub
Foi também apresentado que o desenvolvimento do Planejamento Estratégico para implantação do Hub de Inovação Distrito 28 está previsto para ser realizado em 2023. Esse processo contará com a participação de representantes de empresas, governo municipal e estadual, e instituições de ciência e tecnologia.

anuncio hub 1

O reitor do Ifes, Jadir José Pela, encerrou o anúncio da assinatura do Termo de Guarda Provisória e da implantação do Hub de Inovação parabenizando o Campus Cachoeiro por oferecer à comunidade uma proposta que converge com a Cidade da Inovação. Por fim, destacou a importância de que os servidores abracem e confiem no projeto que faz parte da missão dos Institutos Federais, reafirmando que o Distrito 28 será um marco na história do campus.

Ainda neste mês de dezembro, as concessionárias de energia elétrica e de água e esgoto serão comunicadas para reativação dos respectivos serviços no imóvel. Além disso, serão promovidas as primeiras intervenções que permitam a preservação do espaço e a elaboração do projeto de reforma. A expectativa é de que parte das atividades do Distrito 28 sejam iniciadas até o final do 1º semestre de 2023.


Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Eventos do Campus Cachoeiro de Itapemirim

registrado em:
Fim do conteúdo da página