Página inicial > Notícias > Incubadora do Ifes realiza primeiro encontro presencial de 2023

Incubadora do Ifes realiza primeiro encontro presencial de 2023

Publicado: Quinta, 16 de Fevereiro de 2023, 08h53 | Última atualização em Quinta, 16 de Fevereiro de 2023, 08h53

O evento contou com mais de 50 participantes, entre servidores e bolsistas, além de convidados.

A Incubadora e a Agência de Inovação (Agifes) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) realizaram o primeiro encontro presencial da Incubadora do Ifes em 2023, na sexta-feira (10), das 9h às 16h. O evento aconteceu na Faculdade de Direito de Vitória (FDV), em Vitória, e teve como objetivo traçar o planejamento de 2023, com a organização das ações em rede e a integração dos Núcleos Incubadores, promovendo ainda a formação dos servidores e dos bolsistas. Foram apresentados, também, os termos do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) que será assinado entre a FDV e a Incubadora/Agifes.

O encontro teve quase 55 participantes, entre servidores e bolsistas da Coordenação Sistêmica da Incubadora, dos Núcleos Incubadores dos campi de Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Itapina, Linhares, Nova Venécia, São Mateus, Serra, Venda Nova do Imigrante, Vila Velha e Vitória, além de representantes convidados dos campi de Aracruz, Barra de São Francisco, Cariacica, Ibatiba, Guarapari, Montanha, Presidente Kennedy e Santa Teresa.

encontro incubadora

O Coordenador Sistêmico da Incubadora Leandro Vianna iniciou o encontro destacando o número expressivo de participantes e agradecendo a presença de todos. Também ressaltou a importância de mostrar a Incubadora do Ifes enquanto um projeto de extensão, ensino e pesquisa. “Esse nosso primeiro encontro é para pensarmos juntos nas ações para a comemoração dos quinze anos da incubadora e, é claro, para também avançarmos em muitas outras pautas e entregas que planejamos para 2023”, ponderou.

Pela manhã, a comissão responsável pela organização das comemorações dos 15 anos da Incubadora do Ifes apresentou uma proposta de atividades a serem realizadas ao longo do ano, com a definição dos próximos passos para 2023. A coordenadora do núcleo incubador do campus Venda Nova do Imigrante, Zâmora Cristina, destacou que a rede precisa se aprimorar para poder tornar o processo de incubação e pré-incubação ainda mais qualificado. “No último ano, o foco foi na busca pela certificação do Cerne e agora precisamos melhorar, ainda mais, o processo de desenvolvimento do empreendimento”, disse.

O servidor do núcleo incubador do campus Serra, Francisco Rapchan, reforçou ainda que a incubadora é o laboratório de empreendedorismo inovativo que coloca o Ifes numa posição muito confortável no futuro. “Um dia que o aluno fica com o empreendedor, ele passa a ter uma visão de empreendedorismo inovativo na prática. E como é que a gente faz isso? Estando próximo das empresas. Empresa é um elemento fundamental da sociedade”, concluiu.

Em seguida, ainda na parte da manhã, os participantes acompanharam a apresentação da Coordenadora da FDV Ivana Bonesi, sobre a FDV e o ACT com o Ifes. “O acordo de cooperação, que já está em vias de concretização, tem uma finalidade acadêmica de suprir eventuais demandas de natureza jurídica que surjam dos Núcleos Incubadores. Então, a nossa ideia é construir essa relação a partir de um laboratório de design e inovação jurídica que nasceu na FDV, no ano passado, que é o ‘LinoJus’ “, pontuou Ivana.

Já o período da tarde contou com a apresentação de pitches dos Núcleos Incubadores, tratando de “Boas Práticas das Incubadoras e Incubados”. Os representantes de cada Núcleo Incubador falaram das ações ao longo do ano passado e o que está planejado para 2023; e, mostraram, também, as equipes, ambientes de trabalho e incubados e pré-incubados.

Logo após, houve um “Ideathon”, que foi um momento para os servidores planejarem ações em rede a serem realizadas esse ano, e para os bolsistas houve uma oficina “Explorando minhas habilidades”, ministrada pela bolsista Kellen de Angeli, de São Mateus. Para finalizar, foram apresentados os resultados das atividades do Ideathon e da oficina, e já foram previstas as próximas ações tanto de capacitação de servidores e bolsistas, quanto ações voltadas para o atendimento aos empreendedores por meio da incubadora.

Fonte: Agifes