Página inicial > Notícias > Campus Cariacica vai ofertar graduação em Economia

Campus Cariacica vai ofertar graduação em Economia

Publicado: Segunda, 24 de Abril de 2023, 13h58 | Última atualização em Quarta, 26 de Abril de 2023, 12h00

Esse será o primeiro curso na área ofertado por um Instituto Federal.

A partir do segundo semestre de 2023, o Campus Cariacica ofertará um novo curso de graduação, o bacharelado em Ciências Econômicas. O projeto do curso foi aprovado em 6 de abril pelo Conselho Superior do Ifes. Com essa graduação, o Ifes será o primeiro Instituto Federal a ofertar um curso de Ciências Econômicas.

O Projeto Pedagógico de Curso foi todo construído considerando a reflexão acerca da contribuição do profissional de Economia para modernização econômica, sustentabilidade ambiental e justiça social, prevendo muitas ações interdisciplinares. Além da participação dos professores do Campus Cariacica, houve a colaboração de acadêmicos da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e o apoio do Conselho Regional de Economia do Espírito Santo (Corecon-ES).

De acordo com a professora Érika Leal, coordenadora do curso, a comissão responsável pela concepção da graduação, prima por um curso de Economia que discuta com a comunidade acadêmica o compromisso com a justiça social. "O curso de Ciências Econômicas é voltado para o progresso social e não há progresso sem justiça social”, destaca a coordenadora. O foco no desenvolvimento capixaba se dará a partir da grade curricular, que inclui economia regional e formação econômica do Espírito Santo.

“Acreditamos que os Institutos Federais têm um potencial imenso de capilaridade no território nacional. Em nosso país, o curso de Ciências Econômicas ainda não chegou às camadas mais vulneráveis da população como os de Administração e Ciências Contábeis, por exemplo. No Espírito Santo, a população que precisa trabalhar e estudar não consegue cursar Economia na rede pública, porque, geralmente, a oferta do curso em uma universidade federal é matutina. O Campus Cariacica promoverá a oferta do primeiro urso superior público noturno da cidade de Cariacica, que é um município importante da Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV). É uma contribuição importante do nosso Instituto para a inclusão social, oferta de uma educação pública e de qualidade, com potencial para alcançar as diversas camadas da sociedade”, pondera Érika.

O Campus Cariacica conta com o Laboratório do Desenvolvimento Capixaba, que produz estudos sobre a economia do Espírito Santo. Membros desse laboratório integraram a equipe do Projeto Desenvolvimento Regional Sustentável do Governo do Estado do Espírito Santo. Anteriormente, foram realizados diversos estudos sobre os programas de inovação do Estado e sobre logística portuária. Há ainda um interesse em direcionar os trabalhos para o município de Cariacica.

A graduação será ofertada no turno noturno, “favorecendo, assim, o acesso do jovem trabalhador, até então praticamente excluído de uma formação em Economia gratuita e de qualidade”, segundo a coordenação do curso. As aulas começarão ainda neste ano e as informações sobre o processo seletivo serão divulgadas em breve. Saiba mais sobre o curso em: ifes.edu.br/cursos/graduacao/ciencias-economicas.

Fonte: Campus Cariacica