Página inicial > Notícias > Mesa-redonda do Conexões Ifes discute integração entre ensino, pesquisa, extensão e inovação.

Publicado: Quinta, 01 de Junho de 2023, 18h22 | Última atualização em Quinta, 01 de Junho de 2023, 18h23

Convidados fizeram reflexões sobre o papel institucional na promoção da inovação

A mesa-redonda “Práticas integradas de ensino, pesquisa, extensão e inovação” que aconteceu na tarde desta quinta-feira (1º) durante o evento Conexões Ifes, debateu questões importantes relacionadas com o desafio de integração entre ensino, pesquisa e extensão no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

A discussão foi mediada pelo pró-reitor de pesquisa do Instituto, André Romero, e contou com a presença da professora convidada Eliade Ferreira Lima, docente da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e pós-doutora em Astrofísica Estrelar; do professor convidado Augusto Cesar Rios Leiro, docente da Universidade Federal da Bahia e doutor em Educação; e do professor Octavio Cavalari Junior, docente e diretor-geral do Campus Colatina do Ifes.

Octavio Cavalari apresentou uma experiência do campus Colatina, em que a integração entre o ensino, a pesquisa, a extensão e a inovação trouxeram resultados efetivos na vida dos alunos. Ao exibir o caso do projeto Titãs da Robótica, que nasceu como uma iniciativa na área de ensino visando aumentar a eficiência escolar, o diretor resgatou o histórico de como a ação contribuiu para a implementação de laboratórios de extensão, publicações acadêmicas e projetos de iniciação científica. “Muitas vezes a gente já atua de forma integrada, mas como o registro não é realizado, ficamos sem a rastreabilidade dessa integração e não percebemos que ela ocorre”, explicou.

O professor César Leiros procurou fazer um recorte específico sobre os Institutos Federais, trazendo reflexões sobre o papel da inovação nas políticas das instituições. Leiros destacou a importância de eixos e conceitos da área de Inovação Social, capazes de promover a temática nas instituições, num tópico que denominou “Caminhos, tempos e práticas integradas como desafio estratégico”.

Já a professora Eliade Lima discutiu o conceito de inovação, procurando aproximá-lo da realidade das pessoas. “Nem tudo o que fazemos é inovação só por ser uma novidade. É preciso gerar valor para as pessoas, ser relevante”, disse. A professora encerrou sua fala provocando os gestores do Ifes. “O desafio de integrar e inovar está com vocês! É preciso sair da inércia e quebrar ciclos viciosos que existem, nas pessoas e nas instituições”, destacou.

O Conexões Ifes acontece até a tarde desta sexta-feira (2), no Sesc Guarapari e reúne cerca de 600 gestores do Ifes em mesas-redondas, paineis, oficinas temáticas e atrações culturais.