Conexões: mesa-redonda apresenta modelos de educação profissional pelo mundo
Similaridades e diferenças entre a Rede Federal e modelos de outros países.
A mesa-redonda "Modelos internacionais de educação profissional e tecnológica" contou com a participação de Lia Pachalski, do IF Sul-rio-grandense, e do pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do Ifes, Luciano Toledo, com mediação da diretora-geral do Campus Linhares, Sandra Mara Mendes da Silva Bassani.
Lia Pachalski foi responsável pela implantação das escolas binacionais da Rede Federal em parceria com a Universidade do Trabalho do Uruguai (UTU). Ela destacou que uma das questões que permeiam o modelo de educação profissional é a dualidade entre a formação integral, que é marca da Rede Federal, e a unilateralidade da formação técnica.
Lia trouxe alguns exemplos como a implementação dos campi binacionais no Uruguai e o compartilhamento do modelo da Rede Federal, o ensino médio integrado ao técnico, para países como Estados Unidos. Ela expôs ainda os modelos de países como Canadá, França e Finlândia.
O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do Ifes apresentou as principais características dos sistemas educacionais de vários países, como Chile, Japão, Austrália, Suíça, Reino Unido, entre outros. A apresentação mostrou desde os tipos de instituição, passando por regulamentação, currículo e forma de financiamento.
Luciano ressaltou também o modelo de educação profissional no Brasil, que são os Institutos Federais. Essas instituições contam com duas características marcantes: a verticalização e o tripé ensino, pesquisa e extensão.
A mediadora Sandra Mara Mendes da Silva Bassani destacou as semelhanças com o modelo da Rede Federal, como a celeridade na formação, e a principal diferença: o financiamento totalmente público das instituições.
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