Página inicial > Notícias > Projeto FortAC apresenta seus primeiros resultados

Projeto FortAC apresenta seus primeiros resultados

Publicado: Segunda, 19 de Junho de 2023, 21h54 | Última atualização em Segunda, 19 de Junho de 2023, 23h43

Evento de prestação de contas acontecerá na próxima quinta-feira (22).

O projeto de Fortalecimento da Agricultura Capixaba (FortAC) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) realizará, na próxima quinta-feira (22), seu primeiro encontro de apresentação dos resultados parciais. Nessa ocasião, os 22 coordenadores dos subprojetos estarão presentes para compartilhar os desafios e as respostas obtidas na fase de implementação das pesquisas e ações de extensão tecnológica. O encontro acontecerá no Auditório do Campus Viana do Ifes, a partir das 13h15, e contará com a presença de autoridades do Ifes e de órgãos e instituições parceiras.

A programação faz parte do cronograma previsto no plano de trabalho do projeto FortAC. Pela manhã, os coordenadores participarão de uma reunião de trabalho, na qual serão discutidos procedimentos administrativos e questões intrínsecas do projeto. Na parte da tarde acontecerá a apresentação dos subprojetos e a prestação de contas para sociedade e parceiros envolvidos. Essa fase acontecerá em em 2 blocos, agrupados de acordo com as atividades agrícolas.

Pesquisas para o fortalecimento da agricultura do Espírito Santo

O projeto Fortalecimento da Agricultura Capixaba (FortAC) é conduzido por 20 pesquisadores dos campi do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Ao todo, serão investidos R$ 4,5 milhões em pesquisas e ações de extensão tecnológica relacionadas às atividades primárias no Espírito Santo até 2025.

Segundo o coordenador-geral do projeto, professor Sávio Berilli, o FortAC tem na relação direta com os produtores uma de suas principais características. “Nosso projeto tem sua base no Agro. São 20 subprojetos relacionados à atividade agrícola, muitos deles realizados diretamente nas propriedades de produtores rurais. As demandas surgiram de problemas reais vividos por produtores ou agentes ligados às cadeias produtivas”, explica.

Berilli ainda destaca que há outras ações, reforçando a vocação de contribuição para o desenvolvimento regional do Espírito Santo. “Além dos 20 subprojetos ligados ao Agro, temos um ligado ao artesanato com conchas em Piúma e outro ligado à exploração da jazida capixaba de sal gema.” completa

As 10 culturas agrícolas são abacate, abacaxi, cacau, gengibre, mandioca, morango, pimenta-do-reino, pimenta-rosa, plátano maranhão e banana prata. As pesquisas abordam soluções relacionadas ao melhoramento genético, fitossanidade, manejo das culturas, nutrição mineral, propagação vegetal, agroindústria, mecanização, entre outras áreas das ciências agrárias. Os recursos para essa iniciativa foram provenientes de uma emenda da bancada federal capixaba em 2022, proposta pelo então deputado federal Felipe Rigoni. O projeto foi iniciado em junho de 2022.