Página inicial > Notícias > FortAC já mobilizou R$ 2,6 milhões em captação de recursos suplementares

FortAC já mobilizou R$ 2,6 milhões em captação de recursos suplementares

Publicado: Sexta, 23 de Junho de 2023, 17h55 | Última atualização em Sexta, 23 de Junho de 2023, 18h33

Números do projeto foram apresentados em evento de prestação de contas na última quinta-feira (22).

Foto matéria dentro

Assista no Canal do Youtube do Ifes icone

O projeto Fortalecimento da Agricultura Capixaba (FortAC), desenvolvido pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), alcançou resultados significativos em seu primeiro ano de execução. Por meio de atividades de pesquisa e extensão, o projeto obteve um total de R$ 2,6 milhões em bolsas, insumos e equipamentos para laboratórios, captados em editais e parcerias diretas com os subprojetos desenvolvidos no Espírito Santo. Iniciado em junho de 2022, o projeto recebeu um aporte inicial de R$ 4,5 milhões provenientes de uma emenda parlamentar. Com a soma dos recursos iniciais e as captações suplementares, o montante previsto para ser executado até o momento ao longo do período do projeto é de R$ 7,1 milhóes.

Os números impressionantes foram apresentados durante o 1º Encontro de Apresentação de Resultados Parciais do FortAC, realizado recentemente no Campus Viana do Ifes. O evento teve como objetivo avaliar constantemente os indicadores do projeto e proporcionou aos coordenadores dos subprojetos de pesquisa e extensão a oportunidade de compartilhar os desafios enfrentados e as respostas obtidas durante a fase de implementação das pesquisas e extensões tecnológicas.

O encontro contou com a presença de autoridades do Ifes, produtores rurais e dirigentes de instituições parceiras. O Secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni, esteve presente e ressaltou a importância do projeto, destacando sua motivação em impulsionar a diversificação econômica do estado por meio do fortalecimento das cadeias produtivas já existentes. Rigoni, como parlamentar, foi responsável pela indicação dos recursos provenientes da emenda parlamentar da bancada federal capixaba na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2022.

O reitor do Ifes, Jadir José Pela, expressou sua gratidão pela parceria do secretário e parabenizou os coordenadores pelas ações realizadas. Ele enfatizou a relevância de desenvolver soluções práticas para problemas reais por meio dessas iniciativas.

Sávio Berilli, coordenador-geral do FortAC, agradeceu aos produtores rurais e demais parceiros presentes, destacando a integração entre pesquisa e extensão nas atividades do projeto. Ele ressaltou que todas as ações de pesquisa também são voltadas para a extensão tecnológica, e a entrega desses resultados diretamente aos produtores parceiros é de extrema importância para o projeto.

Sobre o FortAC

O projeto Fortalecimento da Agricultura Capixaba (FortAC) é conduzido por 20 pesquisadores do Ifes diretamente nas propriedades e sedes de associações parceiras em 22 subprojetos de 12 campi do Instituto. O projeto atende demandas de 10 cadeias produtivas da agricultura capixaba, da extração de conchas de Piúma e da exploração da jazida capixaba de sal-gema. Ao todo, serão investidos R$ 4,5 milhões em pesquisas e ações de extensão tecnológica até 2025.

As 10 culturas agrícolas são abacate, abacaxi, cacau, gengibre, mandioca, morango, pimenta-do-reino, pimenta-rosa, plátano maranhão e banana prata. As pesquisas abordam soluções relacionadas ao melhoramento genético, fitossanidade, manejo das culturas, nutrição mineral, propagação vegetal, agroindústria, mecanização, entre outras áreas das ciências agrárias.