Seminário discute possibilidades e desafios para ações de permanência no Ifes
Evento da Pró-reitoria de Ensino reuniu servidores para tratar do tema.
Com o objetivo de dar luz ao tema da permanência no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), a Pró-Reitoria de Ensino realizou, nesta quarta-feira (30), o I Seminário de Gestão da Permanência. O evento reuniu gestores e membros das Comissões de Permanência e Êxito dos campi, além de alunos e servidores de outras áreas na Cidade da Inovação. O seminário também foi transmitido ao vivo pelo canal do Ifes no YouTube. Assista.
A mesa de abertura contou com a presença do reitor do Ifes, Jadir Pela; da pró-reitora de Ensino, Adriana Piontkovsky Barcellos; do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, André Romero da Silva; do pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Luciano Toledo; do pró-reitor de Administração, Lezi José Ferreira; e do diretor-geral do Campus Cachoeiro Itapemirim, Edson Maciel Peixoto, representando os diretores-gerais.
Em suas falas, todos reforçaram a relevância do tema do seminário para a instituição, uma vez que envolve as diferentes áreas do Instituto. Em sua fala, a pró-reitora de Ensino explicou que esse primeiro evento é formativo e a ação tem várias fases, inclusive com debates com os estudantes. Falou ainda do objetivo do evento para dar destaque à temática. "Nós precisamos falar disso institucionalmente. Como uma engrenagem, cada um, dentro das suas atividades, realiza o movimento para fazer alguma coisa em prol da permanência dos nossos alunos", destacou Adriana.
O reitor do Ifes, Jadir Pela, ressaltou que a permanência não é só assistência estudantil. "Trata-se de dar oportunidades aos jovens por meio do esporte, da arte, da cultura e do empreendedorismo", afirmou. Ele salientou ainda a necessidade de protagonismo dos estudantes. "Queremos trabalhar junto com os alunos, queremos lideranças, pessoas que nos ajudem a construir uma instituição melhor", concluiu o reitor.
Conceitos e ações
Pela manhã, a mesa-redonda "Conceitos e ações em foco" contou com o pró-reitor de Ensino do Instituto Federal Fluminense (IFF), Carlos Artur de Carvalho Arêas; e o professor da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Gerson Tavares do Carmo; e mediação da pró-reitora de Ensino, Adriana Piontkovsky.
Em sua fala, Carlos Artur de Carvalho Arêas destacou a transversalidade da permanência na educação. "Não é só ensino, envolve orçamento, extensão, pesquisa… perpassa todas as áreas", disse. Ele ressaltou ainda que trabalhar a permanência está na gênese da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. "Trabalhamos a permanência desde sempre. E a maior política de permanência é a interiorização, o aluno não precisa se deslocar para a capital ou cidade distante para estudar", destacou.
Ele apontou ainda que "permanecer não é se formar, é continuar". "Para isso, vínculo e significado são elementos centrais para a permanência", afirmou. Além disso, enfatizou que êxito não é a mesma coisa para todo mundo e que os parâmetros variam individualmente.
O professor Gerson Tavares do Carmo iniciou com uma dinâmica em grupo para, em seguida, abordar sobre a pesquisa realizada com os estudantes. "Estudante salva estudante. Fazer a pesquisa com eles cria um caminho alternativo para implementação da persistência e permanência nas salas de aula", afirmou. "O fortalecimento da persistência, da vontade, é um movimento de aluno", complementou.
Desafios e possibilidades
Na segunda parte do evento, foi a vez do painel "Permanência - Desafios e possibilidades para a permanência discente no Ifes", com a participação da diretora de Ensino Técnico, Sanandreia Torezani Perinni; diretor de Graduação, Aldieris Braz Caprini; da diretora de Pós-graduação, Danielle Piontkovsky; do pró-reitor de Extensão; Lodovico Ortlieb Faria; da representante do Fórum dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Fonapne), Sheila Faúla Muniz, do presidente do Fórum dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Foneabi), Ivan Rozário Junior; do presidente do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero e Sexualidade (NEPGENS), Emanuel Victor Hugo Moraes; da presidente do Fórum Interdisciplinar de Assistência Estudantil do Ifes - (FIAE), Monique S. Leppaus; e da diretora de Assuntos Estudantis e presidente da Comissão Central de Permanência e Êxito, Flávia Nascimento Ribeiro, com mediação de Larissy Alves Cotonhoto.
O painel teve como objetivo dar um panorama institucional para colaborar nas discussões. Para tanto, os presentes na mesa apresentaram os principais desafios e possibilidades dentro de cada área. Ao final, a presidente da comissão central lembrou que "a permanência antecede a evasão, são muito mais coisas que fazem os alunos ficarem do que aquilo que dificulta a permanência deles". "É nosso papel dar dignidade para que o estudante siga sua vida acadêmica", concluiu Flávia.
O encerramento do seminário foi marcado pelo depoimento de alguns dos participantes, como a aluna Wal Candeia, do Bacharelado em Sistemas da Informação do Campus Serra. "A permanência é vivência do estudante. Nós temos as formas de fazer acontecer", destacou. A pró-reitora de Ensino finalizou o evento ressaltando que é só o início das discussões em torno da temática. "O dia de hoje é um marco temporal do debate em todas as unidades do Ifes. Além de ter um plano, temos que viver a permanência, fazê-la acontecer”, afirmou. "Agora que começa o nosso trabalho. Não temos como avançar nesse debate se a gente não unir forças", encerrou Adriana.
A Comissão
A Comissão Central para o Acompanhamento das Ações de Permanência e Êxito dos Estudantes do Ifes foi instituída pela Portaria Nº 1.868/2023. É composta por representantes de diversos segmentos da instituição e por membros pesquisadores dos assuntos pertinentes a ela, sendo coordenada pela Pró-Reitoria de Ensino do Ifes (Proen). Possui caráter permanente, consultivo, propositivo e de assessoramento aos campi na elaboração dos Planos de Permanência e Êxito.
Atualmente a Comissão Central tem um Plano de Ação e uma minuta de “Documento Orientador”, com a finalidade de realização de um trabalho junto às Comissões Locais de Permanência e Êxito dos campi do Ifes. Entre as ações da Comissão, está a realização do I Seminário das Ações de Permanência e Êxito do Ifes.
Redes Sociais