Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Ifes conquista 1º lugar em Prêmio de Boas Práticas do MEC
Início do conteúdo da página

Ifes conquista 1º lugar em Prêmio de Boas Práticas do MEC

Publicado: Quarta, 29 de Novembro de 2023, 10h56 | Última atualização em Quarta, 29 de Novembro de 2023, 11h01

Ferramenta Mago foi desenvolvida por servidor para monitorar e controlar indicadores de Governança do Ifes

Imagem Mago cortada

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) recebeu o prêmio pelo 1º lugar na categoria “Fortalecimento da Gestão de Riscos e Controles Internos", do I Concurso de Boas Práticas do Ministério da Educação (MEC). A cerimônia de entrega da premiação aconteceu nesta terça-feira (28), em Brasília (DF), e contou com a presença do reitor do Ifes, Jadir Pela, e do servidor André Martini. O reconhecimento foi concedido pela criação e implementação da ferramenta Mago - Mapeamento das Ações de Governança.

O Mago é resultado da pesquisa do Mestrado em Gestão Pública de Martini, que atualmente é administrador do Campus Barra de São Francisco do Ifes. A ferramenta permite monitorar e controlar as boas práticas e ações de governança propostas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), através do Levantamento Integrado de Governança Pública.  O objetivo é auxiliar as organizações a controlar os resultados e projetar planos de ação, melhorando seus níveis de governança, a partir da avaliação do tribunal.

Quando desenvolveu o Mago, André estava lotado na Diretoria de Planejamento (Dipla), na Reitoria. O servidor comemorou a conquista e agradeceu o apoio da gestão, dos colegas de trabalho, da família e do orientador de sua pesquisa. “Agradeço o apoio da gestão do Ifes por proporcionar um ambiente de inovação e criatividade. Também sou grato aos colegas da Dipla pelas análises críticas que fortaleceram o Mago”. André destacou o papel dos articuladores das áreas envolvidas na gestão dos indicadores para o sucesso do projeto. “Foram muito importantes para dar vida às ações”, explicou.

O reitor do Ifes, Jadir Pela, parabenizou André e os servidores envolvidos. Ele falou sobre a importância das boas práticas na gestão pública. “Quando investimos nossa energia em governança, estamos investindo em gestão de recursos orçamentários, em gestão de pessoas, em segurança de informação, em transparência, entre outros indicadores. Na prática, estamos devolvendo à sociedade uma educação de melhor qualidade”, defendeu. Jadir destacou a competência do conjunto de servidores Técnico-administrativos em Educação (TAE) do Ifes. “Além de sermos amplamente reconhecidos pelo alto nível de nossos docentes, temos um corpo técnico e administrativo de excelência em todas áreas. Precisamos estimular e criar um ambiente que permita que o talento de nossos servidores e servidoras seja colocado cada vez mais à serviço da sociedade capixaba”, finalizou.

registrado em:
Fim do conteúdo da página