Página inicial > Notícias > Estudantes do Campus Vila Velha vencem Juri popular e recebem mensão honrosa no 10º Solve Tomorrow Brasil

Publicado: Quinta, 21 de Dezembro de 2023, 17h47 | Última atualização em Quinta, 21 de Dezembro de 2023, 17h47

Premiação faz parte de programa global de cidadania corporativa promovido pela Samsung.

O projeto "Biofábrica sustentável: produção de bioinsumos agrícolas", dos estudantes Maria Fernanda Zandonadi Pereira, Pedro Antonio Mandarano, Pedro Monteiro, Pedro Rocha e orientado pela professora Marcela Ferreira Paes com parceria da professora Rafaela Ferreira Emerick Valentim, ficou em primeiro lugar em votação do Juri Popular na 10º edição do Solve Tomorrow Brasil. A equipe desenvolveu uma biofábrica portátil de baixo custo, semelhante a uma caixa, para a multiplicação de micro-organismos que podem servir de bioinsumo para o combate a pragas no cultivo agrícola, em busca de uma alternativa aos agrotóxicos e pesticidas comuns. Confira o vídeo explicativo sobre o projeto.

“É um projeto que ajuda a reduzir o uso de agrotóxicos pelos agricultores e, consequentemente, diminui seu consumo pela comunidade. Geralmente, a água usada em plantações vem de poços, então ela já vem contaminada. Os alunos então sugeriram um mecanismo simples para promover a descontaminação. A equipe testou todas as possibilidades para descontaminar essa água, conversou com produtores rurais para entender as questões relacionadas ao uso de biofábricas e então construiu o protótipo. Em todo o processo houve conversas com as pessoas diretamente impactadas pelo projeto para que houvesse essa validação”, explica Marcela Ferreira Paes, professora de biologia e orientadora do grupo.

“O projeto da equipe de Vila Velha aborda um dos desafios mais urgentes em nossa sociedade e conecta dois temas fundamentais: sustentabilidade e saúde”, aponta Beatriz Cortese, diretora executiva do Cenpec. “Merece destaque, também, o olhar atento da equipe para o território, aproximando escola e comunidade, com o objetivo de compreender detalhadamente o problema e propor uma solução que faça sentido nesse contexto”.

Sobre o processo de mentoria, que antecede a premiação dos projetos, Marcela conta que foi uma etapa importante para que o grupo obtivesse uma nova visão do que poderia ser melhorado no projeto. “Este é um protótipo que, de fato, queremos aplicar na sociedade. E as mentorias semanais foram excelentes, principalmente para a abordagem do produto frente à sociedade. Foi uma etapa muito bacana e que nos permitiu avançar com o projeto”.

Sobre a participação da equipe no programa, a educadora explica que foi uma forma de reconhecer todo o trabalho realizado pelos alunos durante o ano de 2023. “Eles ganharam um prêmio internacional em Portugal e agora o Solve For Tomorrow Brasil. Com isso, nós observamos a importância de estimular a ciência e a tecnologia para os alunos do ensino médio, pois eles deixam de apenas consumidor o conteúdo da sala de aula e passam, de fato, a aplicá-los no cotidiano. Eles aprenderam muito sobre como resolver problemas da vida real, como se comunicar, se organizar e se portar. Estamos muito felizes e orgulhosos pela trajetória. O esforço e o trabalho valeram a pena”, conclui.

Cada estudante, professor orientador e professor parceiro recebeu um fone de ouvido sem fio Samsung e o Campus receberá um projetor Samsung e troféu.

Sobre o Solve For Tomorrow Brasil
Solve for Tomorrow Brasil é uma iniciativa global da Samsung conhecido por estimular alunos e professores do ensino público a criarem soluções para problemas e demandas da sociedade com base na abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

O Solve For Tomorrow está no Brasil desde 2014 e, na 10ª edição, tem uma programação diversa composta por webinars, workshops e mentorias para ajudar os participantes a alcançarem seus objetivos aplicando possíveis melhorias a seus projetos. Clique aqui para conhecer os dez projetos finalistas da edição.

A edição brasileira do Solve For Tomorrow conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca) e da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a coordenação geral do Cenpec.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Eventos do Campus Vila Velha