Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Estudante do Ifes realizará ação de extensão em escolas do Amapá e da Guiana Francesa
Início do conteúdo da página

Estudante do Ifes realizará ação de extensão em escolas do Amapá e da Guiana Francesa

Publicado: Terça, 23 de Abril de 2024, 13h43 | Última atualização em Terça, 23 de Abril de 2024, 13h44

Iandria Souza Oliveira fará mobilidade acadêmica no Campus Binacional de Oiapoque, da Universidade Federal do Amapá.

A estudante do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Iandria Souza Oliveira viaja, nesta terça-feira (23), para fazer mobilidade acadêmica na Universidade Federal do Amapá (Unifap), Ela estudará no Campus Binacional de Oiapoque, localizado no município de mesmo nome, no extremo norte do estado do Amapá, e que faz fronteira com a Guiana Francesa.

Iandria, que cursa o 7º período de Licenciatura em Pedagogia no Campus Vila Velha, estudará disciplinas de Pedagogia na Unifap e também irá desenvolver por lá trabalhos do Grupo de Estudos em Microscopia (GEM), projeto de extensão do Ifes – Campus Vila Velha. A estudante foi selecionada pela Assessoria de Relações Internacionais do Ifes (Arinter) e a mobilidade foi possibilitada por meio de acordo de cooperação celebrado pelo Instituto e pela Unifap.

"Eu estou muito animada e ansiosa! O mais longe que fui aqui no Brasil foi ao Ceará. Também nunca saí do país e vou ter a oportunidade de cruzar a fronteira para Guiana Francesa, então estou bem animada", conta Iandria. A estudante vive em Vila Velha, no Espírito Santo, e tem 31 anos. A mobilidade terá duração de seis meses, com auxílio financeiro do Ifes.

iandria 1

Durante o período, a estudante e a professora Gloria Maria de Farias Viegas Aquije, coordenadora do GEM, realizarão ações em duas escolas de ensino fundamental: uma no município de Oiapoque e outra em Saint George, na Guiana Francesa. "Na Guiana Francesa, faremos uma ação com uma turma de 20 alunos, correspondente ao 5º ano do Ensino Fundamental I. No Brasil, a escola ainda está sendo definida pelos parceiros da Unifap", ressalta a professora. "A ideia inicial é que o projeto seja implementado e, posteriormente, as atividades possam também ser ampliadas para a formação de professores com foco na divulgação científica", acrescenta.

A atividade é desenvolvida pelo GEM e pelo Museu de Microscopia e Ciências do Ifes. Por meio de peças em 3D, será abordada a história da microscopia, desde suas origens até os avanços contemporâneos. "Também serão feitas análises das características das células vegetais e animais, destacando suas estruturas e funções, e os diversos níveis de resolução em microscopia e a relação de tamanho entre células, bactérias e vírus. E abordaremos ainda arboviroses e doenças transmitidas por mosquitos, com foco na morfologia dos vírus dengue, zika e chikungunya, transmitidas pelo Aedes aegypti, incluindo o ciclo de vida do mosquito e suas implicações nas células do sangue, como o nosso organismo reage e se defende", explica Glória.

"Todas as atividades serão desenvolvidas com peças 3D, pois não teremos microscópios à disposição, mas vamos utilizar as peças do Museu de Microscopia e Ciências (MM&C) como ferramenta de apoio. Essas peças serão doadas à escola na Guiana e estamos articulando ainda uma doação para o Oiapoque, deixando à disposição das escolas", complementa Iandria.

iandria 2

Sobre o GEM
O Grupo de Estudos em Microscopia, criado em 2011, é um programa de extensão de caráter cultural, educativo e científico, que tem como objetivo principal difundir o conhecimento e incentivar os estudos sobre a microscopia junto à comunidade do Ifes.

O GEM realiza as suas atividades por meio de encontros, oficinas e participação em eventos. Estas atividades são conduzidas por especialistas dos diversos ramos da microscopia, e realizadas tanto nas dependências do Ifes, bem como fora da instituição, oportunizando a participação de um público diverso. Os temas abordados incluem atividades voltadas para as crianças do ensino fundamental I, despertando a curiosidade e o interesse pelas ciências.

O Grupo possui parceria com o Museu Integrado de Roraima e já realizou algumas atividades conjuntas na Região Norte, inclusive em território indígena Wapichana. Essa é a primeira ação do GEM fora do Brasil.

Saiba mais sobre o GEM em: gem-micro.com.br.

registrado em:
Fim do conteúdo da página