Página inicial > Notícias > Minc e Institutos Federais selecionam Agentes Territoriais de Cultura

Minc e Institutos Federais selecionam Agentes Territoriais de Cultura

Publicado: Terça, 28 de Maio de 2024, 14h27 | Última atualização em Terça, 28 de Maio de 2024, 14h37

Inscrições vão até 10 de junho para atuação no Programa Nacional dos Comitês de Cultura

banner ifs

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) vai coordenar a ação de agentes territoriais de cultura que atuarão no estado pelo Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), do Ministério da Cultura (Minc). A seleção e a coordenação da atuação ficarão a cargo dos Institutos Federais. As inscrições estão abertas até o dia 10 de junho e podem ser feitas no Mapa da Cultura do Governo Federal.

Ao todo, serão contratados 9 agentes no Espírito Santo, que atuarão como bolsistas de extensão e serão responsáveis pelo desenvolvimento de ações de articulação, mobilização e comunicação social, bem como pelo processo de mapeamento e sistematização em seus territórios. Podem se inscrever pessoas com idade a partir de 18 anos que cumpram os requisitos do edital, entre eles ter habilidades com tecnologias digitais e possuir reconhecida atuação cultural no território ao qual pretendem se candidatar. Os agentes receberão uma bolsa no valor de R$ 1,2 mil e mais um auxílio para inclusão digital de R$ 1 mil, depositado em parcela única.

Assista à Live Tira-dúvidas.

Acesse a página do Edital

Ao todo, a estratégia nacional dos Agentes Territoriais de Cultura vai selecionar 601 agentes, junto com os Institutos Federais parceiros. A coordenação da Região Sudeste é realizada pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro, e o Instituto Federal do Espírito Santo será responsável pelo acompanhamento da estratégia no estado.
Segundo a coordenadora do projeto de extensão no Espírito Santo, Niciane Estevão Castro, a ação é importante para o entendimento das ações culturais dos territórios, possibilitando o desenvolvimento de novas estratégias. Essa sistematização vai permitir que governos e a sociedade possam contribuir com o desenvolvimento econômico e social dessas localidades, por meio da cultura.

O Ifes atua nos territórios por meio de projetos e programas específicos, tendo como principal ação a Rede de Núcleos de Arte e Cultura, formada por servidores e estudantes da instituição e atores das áreas onde estão localizados os campi.