Página inicial > Notícias > Impressora 3D auxilia na criação de órteses para pessoas com limitações físicas

Impressora 3D auxilia na criação de órteses para pessoas com limitações físicas

Publicado: Terça, 11 de Junho de 2024, 10h31 | Última atualização em Terça, 11 de Junho de 2024, 10h31

Projeto do Ifes de Cariacica capacita alunos e promove qualidade de vida para pacientes com problemas ortopédicos.

projeto 3d cariacica 01

Em um relatório recente da Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI), publicado em 2021, foi identificado que mais de um bilhão de pessoas no mundo precisam de algum tipo de dispositivo de tecnologia assistiva para superar limitações físicas. Por isso, desde 2023, o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) desenvolve junto a seus alunos um projeto que auxilia na criação de órteses por meio de impressoras 3D.

“Os nossos encontros aqui variam de acordo com a demanda. Um grupo de alunos tem como foco principal o escaneamento 3D de membros superiores. Outro grupo trabalha na otimização da modelagem e fabricação de órteses. Ainda atendemos demandas específicas de resolução mais rápida, além de oferecer formação técnica contínua para o grupo da Ufes, explica um dos professores responsáveis pelo projeto Heiter Ewald.

projeto 3d cariacica 02

Ainda de acordo com o professor, além da fabricação de órteses, os estudantes também procuram desenvolver equipamentos que auxiliem no processo de escaneamento 3D.

Os protótipos são solicitados pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). A Ufes, através do projeto Tato i3D, liderado pela professora Mariana Midori Sime do curso de Terapia Ocupacional, faz a triagem junto ao público e encaminha para o Ifes a solicitação de apoio no desenvolvimento de dispositivos de tecnologia assistiva para membros superiores.

Segundo a professora Mariana, ao longo do projeto, cerca de 53 pessoas foram avaliadas e receberam órteses e/ou adaptações impressas em 3D. Um dos materiais mais utilizados na fabricação de dispositivos é o ácido polilático (PLA), um material biodegradável e obtido a partir de fontes sustentáveis, destaca Ewald.

projeto 3d cariacica 03

Desde o 2023, o estudante de Engenharia de Produção, Igor Vianna, participa do projeto. Ele entende que esta é uma oportunidade de se desenvolver como profissional e como ser humano.

“Eu acredito que todo mundo deva ter um mínimo de qualidade de vida e a gente poder entregar essa qualidade de vida para outras pessoas é algo muito realizador”, avalia.

No Ifes Cariacica, a equipe de execução é composta pelos professores Heiter Ewald, Renan Carreiro Rocha e Rodolfo Ribeiro Gomes, além de contar com 10 alunos do curso de Engenharia de Produção. Os encontros ocorrem semanalmente, às terças-feiras, entre 9h e 11h, e às quartas-feiras das 13h às 15h.

Fonte: Pró-Reitoria de Extensão do Ifes