Página inicial > Notícias > Edital seleciona estudantes para programas de iniciação científica

Edital seleciona estudantes para programas de iniciação científica

Publicado: Quarta, 12 de Junho de 2024, 18h27 | Última atualização em Quarta, 12 de Junho de 2024, 18h27

Inscrições vão de 14 de junho a 26 de julho.

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) abre inscrições para seleção de estudantes para participar em projetos de pesquisa em caráter de iniciação científica e/ou tecnológica, por meio do Programa Institucional de Iniciação Científica, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Picti). As inscrições começam na sexta-feira (14) e vão até 26 de julho.

O edital é destinado a estudantes do ensino médio, técnico e de graduação do Ifes. O Picti abrange o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), Programa Institucional de Voluntariado de Iniciação Científica (Pivic), o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), Programa Institucional de Voluntariado de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Piviti), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (Pibic- Jr.) e do Programa Institucional de Voluntariado de Iniciação Científica Júnior (Pivic-Jr.), referente aos editais da PRPPG 02/2024 e 03/2024.

As vagas são para cadastro de reserva. A cota de bolsas atribuídas pelo Ifes será estabelecida após a divulgação do número de bolsas disponibilizadas pelas agências de fomento externas.

Acesse o edital.

Seleção
O processo seletivo será composto por duas etapas. Na primeira fase, o aluno interessado em participar do Picti deverá se inscrever pelo Sistema Integrado de Gerenciamento da Pesquisa do Ifes (SIGPESq). No ato da inscrição, o estudante deverá indicar, em ordem de prioridade, até dois planos de trabalhos que gostaria de atuar dentro dos editais da PRPPG 02/2024 e 03/2024.

Na segunda fase, o orientador poderá adotar o critério de seleção que melhor corresponda aos seus interesses, seja a avaliação de Currículo Lattes, a análise de carta de intenções, entrevistas, avaliação de Coeficiente de Rendimento Acadêmico, ou outros métodos.

Para cada plano de trabalho aprovado será associado um estudante bolsista ou um estudante voluntário, não sendo permitida a acumulação de um bolsista com outro aluno voluntariado para o mesmo plano de trabalho. As propostas contempladas terão expectativa de receber bolsas com duração exata de 12 meses. A distribuição das bolsas será realizada de acordo com a classificação final dos Planos de Trabalhos nos editais da PRPPG 02/2024 e 03/2024.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail fomento.pesquisa@ifes.edu.br.