Robô para crianças autistas, semáforo para deficientes visuais e prótese 3D para pessoas com limitações físicas são alguns dos destaques do Ifes na Feira de Inovação
Conheça alguns projetos desenvolvidos por alunos e professores do Instituto Federal do Espírito Santo que estarão presentes na ESX.
Maria T21 foi projetada como suporte terapêutico para crianças com espectro autista e síndrome de Down (Foto: APAE ES)
O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) vai levar para a maior Feira de Negócio e Inovação do Espírito Santo a Maria T21 - uma robô criada para interagir com crianças com espectro autista e síndrome de Down. O projeto é resultado do doutorado do professor João Panceri e a iniciativa trabalha com três frentes: interação social, jogos lúdicos e mensuração do desenvolvimento da criança. A robô terapêutica torna as terapias mais divertidas, permitindo que as crianças exercitem, entre muitas coisas, a coordenação motora, a memória e a comunicação por meio de jogos interativos; além de atravessar a barreira do contato físico, que costuma ser um desafio para esta galerinha.O nome Maria é um acrônimo do inglês para 'robô móvel para interação de crianças com autismo', e 'T21' faz alusão à trissomia do cromossomo 21, causadora da Síndrome de Down. A Maria T21 vai estar durante o sábado (15) no espaço do Ifes na ESX.
Semáforo para deficientes visuais e geração de renda para mulheres
O Instituto Federal vai levar dois projetos que têm incentivado a inovação e a geração de renda para as mulheres capixabas. O primeiro projeto é o Corte Lovelace que visa levar a inovação e promover a popularização do ensino de computação para meninas e mulheres de bairros periféricos do Espírito Santo. Fruto do trabalho dessas mulheres, o projeto vai expor, entre muitas produções, o semáforo para deficientes visuais. O objeto conta com um dispositivo sonoro para auxiliar este grupo. Outro trabalho em exposição será a lixeira eletrônica ativada apenas por sensor de aproximação e robôs com sensor de ré, que desvia de obstáculo ou que segue linhas marcadas no chão. Este é um curso híbrido (presencial e a distância) ofertado pelo Centro de Referência em Formação e Educação a Distância do Ifes (Cefor).
Semáforo projetado com dispositivo sonoro destinado a pessoas com deficiência física (Foto: Arquivo pessoal)
Outro projeto destaque do Ifes neste ano será o Projeto Mulembá – Mulheres Empreendedoras do Barro. A iniciativa nasceu com o intuito de melhoria de vendas, ergonomia e desenvolvimento de embalagens sustentáveis ao público de mulheres atuantes no galpão da Associação das Paneleiras de Goiabeiras. Para a Feira de Inovação, o grupo deve apresentar panelas de barro e pimenteiras produzidas pelas paneleiras de Goiabeiras; petisqueira com dobradura de metal para espetar petiscos na Air Fryer; suporte metálico para pôr a panela na mesa; aventais e luvas de tecido e retalhos com proteção térmica para segurar a panela quente e ecobag exclusiva do Projeto para carregar a panela de barro.
Reciclagem de granito que gera renda
O Campus Barra de São Francisco vai mostrar como reaproveitar resíduos do granito para transformar em peças de cerâmicas, esculturas e até cosméticos. Barra de São Francisco é conhecida como a Capital Nacional do Granito e, por isso, o campus local viu a oportunidade de criar uma Escola de Artesanato em Rochas Ornamentais, com aula duas vezes por semana onde os alunos fazem esculturas com os rejeitos do setor de Rochas Ornamentais. O curso tem duração de dois anos e é dividido em quatro módulos, focados no público em situação de vulnerabilidade. O projeto também visa auxiliar este grupo na geração de renda para que haja transformação social na vida das pessoas em situação vulnerável. A exposição vai estar ao longo dos três dias de evento.
Próteses para pessoas com limitações físicas
O Campus Cariacica vai levar todo o seu expertise com Manufatura Aditiva para mostrar ao público tudo o que é possível produzir através das impressoras 3D. O projeto Espaço Maker leva o aprendizado da projeção e impressão às escolas públicas de Cariacica. Ao longo de todo domingo, a exposição também contará com protótipos de órteses e próteses aos moldes dos que são disponibilizados para a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com a finalidade de ser entregue a pessoas com limitações físicas.
Protótipo produzido pelos estudantes do Ifes de Cariacica (Foto: Arquivo pessoal)
“Mercado Livre dos profissionais autônomos”
Uma startup de Linhares desenvolveu uma plataforma que conecta prestadores de serviços autônomos a clientes interessados em contratar estes serviços. “É como se fosse um Mercado Livre de profissionais autônomos”, explica um dos idealizadores da plataforma Agilizei, Luiz Armando Filho. A prioridade da plataforma são prestadores de serviços focados em manutenção residencial. O início das operações ocorreu em março deste ano e o alcance atual é para Linhares, mas deve se expandir para Colatina ainda em 2024.
Realidade aumentada como forma de capacitação
Alunos e professores do Ifes Vitória vão levar para a Feira de Inovação um simulador de realidade aumentada referente a uma pá carregadeira. Atualmente, o projeto, que tem cerca de dois anos, tem servido como um instrumento de capacitação dos profissionais da Vale. Seis alunos do curso de Engenharia Mecânica e três professores da área. No evento, a exposição do simulador visa promover o uso da realidade virtual na Indústria 4.0. A exposição estará disponível na sexta e no sábado, a partir das 18h.
Serviço:
Projetos do Ifes na Feira de Inovação e Negócios - ESX
Sexta-feira - 14 de junho
8h às 13h: Exposição de esculturas e cerâmicas com rejeitos de granito como geração de valor e renda - Ifes Barra de São Francisco
8h às 13h: Corte Lovelace - Programação para mulheres
8h às 13h: Projeto Mulembá – Mulheres Empreendedoras do Barro
12h às 16h: Plataforma Agilizei
18h às 21h: Realidade Aumentada como forma de capacitação
Sábado - 15 de junho
12h às 21h: Robô Maria T21
18h às 21h: Exposição de esculturas e cerâmicas com rejeitos de granito como geração de valor e renda - Ifes Barra de São Francisco
18h às 21h: Realidade Aumentada como forma de capacitação
18h às 21h: Projeto Mulembá: Mulheres Empreendedoras do Barro
Domingo - 16 de junho
8h às 21h: Próteses para pessoas com limitações físicas
8h às 13h: Projeto Mulembá: Mulheres Empreendedoras do Barro
13h às 21h: Robô Maria T21
13h às 17h: Exposição de esculturas e cerâmicas com rejeitos de granito como geração de valor e renda - Ifes Barra de São Francisco
Fonte: Pró-Reitoria de Extensão do Ifes (Proex)
Redes Sociais