IA amplia eficiência em atividades de rotinas administrativas
Mesa trouxe reflexões sobre os impactos e implicações da inteligência artificial.
Numa mesa-redonda com lotação máxima, o administrador do Ifes Campus Barra de São Francisco, André Araújo Martini, falou sobre a Inteligência Artificial e como ela pode melhorar a eficiência em atividades administrativas. A apresentação, mediada pela professora e diretora executiva do Ifes, Danielle Sondermann, foi uma das reflexões do Conexões Ifes realizadas na tarde desta quinta-feira (20). O evento, que tem como tema “Educar, Incluir, Inovar", vai até esta sexta-feira (21) e acontece no Sesc Praia Formosa, em Aracruz.
Martini falou sobre a inserção das ferramentas de inteligência artificial (IA) no cotidiano do trabalho e trouxe reflexões sobre os seus impactos e implicações, oferecendo dicas práticas sobre o uso da IA, como formas de estruturar um “prompt” (ou comando) para obter resultados satisfatórios em ferramentas geradoras de texto como o Chat GPT.
O especialista destacou a chamada IA generativa. “Ela é a parte da inteligência artificial capaz de criar coisas novas, diferentemente da parte da ferramenta que é mais determinista, a IA generativa é capaz de criar textos, por exemplo, a partir de um grande número de informações, sempre com respostas novas e criativas. Ela consegue analisar as informações, interpretar um grande volume de texto e prever o que a pessoa vai responder, além de criar textos originais”, disse.
Ele argumentou ainda que há muitas discussões no governo federal sobre os benefícios e riscos da inteligência artificial e que as pessoas e as instituições devem ficar atentas a isso. Na sua fala, Martini ainda mostrou sinais para identificar um texto que pode ter sido gerado por IA. As informações foram especialmente direcionadas aos professores, frente à possibilidade do uso da IA por estudantes para burlar a escrita de trabalhos.
Redes Sociais