Página inicial > Notícias > Parceria inédita ofertará estágio para estudantes de graduação do Ifes no Parque Tecnológico Itaipu

Publicado: Sexta, 28 de Junho de 2024, 14h32 | Última atualização em Sexta, 28 de Junho de 2024, 14h59

Programa piloto será com alunos dos cursos de graduação do Campus Ibatiba.

acordo ifes itaipu 1

O reitor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Jadir Pela, e o diretor superintendente do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Irineu Colombo, assinaram, nesta quinta-feira (27), termo de parceria para o Programa Piloto de Intercâmbio Estudantil e Vivência Profissional, durante evento na Cidade da Inovação, em Vitória.

A parceria possibilitará que os estudantes do Ifes façam estágio no Parque Tecnológico Itaipu durante o período em que realizam mobilidade acadêmica em instituição de ensino superior. A opção deve ser aa Universidade Latino-Americana (UNILA), localizada em Foz do Iguaçu, na fronteira do Brasil com Argentina e Paraguai, e que tem uma de suas unidades está localizada dentro do Parque Tecnológico Itaipu. O Ifes já possui termo de cooperação assinado com a universidade, por meio da Assessoria de Relações Internacionais (Arinter), e, anualmente, envia estudantes para mobilidade acadêmica na instituição. A UNILA oferta cursos superiores a estudantes da América Latina e Caribe, contando com alunos oriundos de 35 nacionalidades.

O piloto do programa será voltado aos estudantes dos cursos de graduação do Campus Ibatiba. Serão ofertadas seis vagas, sendo três para alunos de Engenharia Ambiental e outras três para estudantes de Pedagogia. Para participar do programa, o estudantes deve estar devidamente matriculado em um dos cursos e estar cursando a partir do 4º semestre dos cursos.

acordo ifes itaipu 3

O reitor do Ifes, Jadir Pela, destaca que a iniciativa visa ampliar as possibilidades de internacionalização para os estudantes. "Fazer a mobilidade na UNILA, que tem 50% de alunos estrangeiros, e ainda fazer um estágio no Parque Tecnológico de Itaipu é um ambiente propício para que os nossos estudantes agregam conhecimentos e vivências ao seus currículos", afirma. Jadir reforçou ainda que, para o próximo ano, o programa deve oferecer, pelo menos, 50 vagas para todo o Ifes.

De acordo com Irineu Colombo, diretor superintendente do PTI, essa é a primeira vez que o Parque recebe estudantes de instituições de outros estados. "Vai ser a primeira experiência fora do nosso ecossistema. Já recebemos alunos da UNILA e da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e queremos muito receber estudantes de outros locais, que agregariam conhecimento", conta. "Os alunos selecionados estarão envolvidos nos projetos que já tocamos. Eles também deverão fazer alguma coisa entregável, tangível, seja um relatório ou protótipo, até mesmo organizar um evento, para apresentar os resultados dessa vivência", explica Colombo.

Para o diretor-geral do Campus Ibatiba, Eglon Rhuan Salazar Guimarães, o acordo com o Parque Tecnológico Itaipu agrega valor à mobilidade acadêmica. "Embora sejam independentes, funcionarão de forma integrada: o aluno vai fazer a mobilidade na UNILA e realizará o estágio. É um intercâmbio completo: experiência de imersão em outras culturas dentro da Unila e intercâmbio de inovação", destaca. O diretor conta que os estudantes selecionados farão uma imersão nos projetos do Parque, de acordo com as suas aptidões. "Eles terão uma carga horária de 20 horas semanais para participar desses projetos, como pesquisadores de iniciação científica de graduação", explica.

Os estudantes selecionados receberão bolsas de estudo de Iniciação Tecnológica e Inovação no valor de R$ 700 durante os cinco meses de vigência do programa, com início ainda neste 2º semestre de 2024. Além disso, os estudantes participantes do programa piloto de intercâmbio estudantil receberão seguro de vida.

As aulas acontecerão dentro do espaço do Parque Tecnológico Itaipu, localizado fisicamente na Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional, instalação de grande importância estratégica e energética para ambos os países. O edital de seleção para os estudantes de graduação do Campus Ibatiba será divulgado em breve.

Cidade da Inovação
O diretor superintendente do Parque Tecnológico Itaipu, Irineu Colombo, esteve em Vitória para ministrar palestra em evento do Programa de Capacitação para Concepção da Cidade da Inovação. Ele foi um dos palestrantes do workshop sobre o tema Indicadores de Sucesso, com foco no desenvolvimento de indicadores e métricas para avaliação da performance do hub de inovação. O evento aconteceu nesta quinta (27) e sexta-feira (28).

Saiba mais em: cidadedainovacao.org.