Página inicial > Notícias > Ifes tem duas equipes finalistas na Olimpíada Nacional em História do Brasil

Ifes tem duas equipes finalistas na Olimpíada Nacional em História do Brasil

Publicado: Terça, 02 de Julho de 2024, 15h07 | Última atualização em Terça, 02 de Julho de 2024, 15h07

Os times são dos campi Ibatiba e Vila Velha.

Duas equipes do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) estão na final da 16ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), competição promovida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Os times são dos campi Ibatiba e Vila Velha. Ao todo, o Espírito Santo tem três equipes finalistas na olimpíada, cuja última etapa está marcada para ocorrer presencialmente, em Campinas (SP), nos dias 24 e 25 de agosto.

Do Campus Ibatiba, foi classificado o time formado por Larissa Ávila,Vintchenza Caputo e Monique Espíndula, do curso técnico integrado em Meio Ambiente. O professor Plínio Ferreira Guimarães é o orientador da equipe, que ficou em primeiro lugar no Espírito Santo e terá as passagens aéreas custeadas pela Unicamp para participar da final.

O grupo de Vila Velha é formado pelos estudantes Rebeca Ribeiro Leite, Augusto José Melo Oliveira Júnior e Abner Romualdo Leite, do curso técnico em Química. A coordenação é do professor Ernesto Charpinel Borges.

A ONHB teve início em maio, e contou com seis fases virtuais. Este ano, houve um recorde de times inscritos: foram 51,2 mil equipes de todo o Brasil. Agora, 340 foram aprovadas para estar na final, em Campinas.

O professor Ernesto, que é também o coordenador do Ensino Médio Integrado do Campus Vila Velha, comemorou os resultados, destacando que o campus investe em um ensino que integra as disciplinas técnicas, naturais e humanísticas. “A História é ensinada interligada às problematizações conceituais que vão do tempo presente ao passado. As disciplinas como Sociologia, Geografia e Filosofia também investem no conhecimento sobre a produção do pensamento brasileiro, o que leva a uma capacitação e poder de síntese dos estudantes. Assim, eles acabam se destacando em olimpíadas de diversas áreas”, comenta.