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Campus Colatina inaugura laboratório de metodologias ativas em educação

Publicado: Terça, 02 de Julho de 2024, 19h46 | Última atualização em Terça, 02 de Julho de 2024, 19h56

Sala interativa foi equipada com recursos do projeto Programe-SE, realizado em parceria com a Action!

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O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) inaugurou, nesta segunda-feira (1º), o Laboratório de Metodologias Ativas do Campus Colatina. O espaço, que conta com mobiliário e equipamentos para facilitar a interação entre alunos e professores, foi implementado com investimentos institucionais e recursos do Projeto Programe-SE, realizado em parceria com a associação empresarial representante do setor de Informatica, a Action!. Os recursos para o desenvolvimento da ação foram obtidos através de emenda parlamentar da bancada federal capixaba à Lei de Diretrizes Orçamentárias, indicada pelo então deputado federal Felipe Rigoni. Ao todo, foram investidos cerca de R$ 3 milhões de reais em ações para o desenvolvimento de formação em programação no Ifes. O Programe-SE contou com dois ciclos e 12 projetos sediados nas unidades do Instituto. Os investimentos na montagem da sala e nos equipamentos em Colatina foram de cerca de R$ 450 mil.

O laboratório possui bancadas de trabalho para atividades “mão na massa”, mesas modulares e cadeiras adaptáveis a diversas configurações, kits educacionais de robótica, notebooks, impressoras 3D, TVs de 55 polegadas com suporte, projetores, entre outros equipamentos que atendem à abordagem pedagógica de metodologias ativas. A proposta é baseada em princípios como autonomia e protagonismo do estudante, problematização e reflexão sobre a realidade, pensamento criativo e inovador, trabalho em equipe, entre outros.

O coordenador do Programe-SE, professor Alextian Bartholomeu Liberato, apresentou a sala e destacou que a implantação de um espaço com essa configuração valoriza ainda mais as formações do projeto. Ele exemplificou casos em que a relação de ensino e aprendizagem ultrapassou os ciclos previstos. “Muitos alunos do Ensino Fundamental têm o primeiro contato com a programação a partir do Programe-SE e depois voltam como alunos do Ifes e monitores das atividades, se envolvendo com competições de robótica, com a elaboração de jogos, entre outros fazeres tecnológicos. Há um sentimento de que esse espaço é deles e para eles mesmos, o que é uma verdade”, afirmou.

A inauguração contou com a presença e a participação de alunos e professores importantes para a implementação da iniciativa. O evento foi acompanhado por gestores do Campus Colatina, como o diretor-geral Octávio Cavalari. Também participaram o reitor do Ifes, Jadir Pela, o pró-reitor de Extensão, Lodovico Ortlieb, o ex-deputado e atual secretário de Estado do Meio Ambiente do Espírito Santo, Felipe Rigoni, e representantes da Prefeitura Municipal de Colatina. A presença mais festejada, contudo, foi dos alunos do 9º ano da rede municipal de educação, que responderam perguntas sobre seu desenvolvimento pessoal e suas perspectivas profissionais.

Para o reitor do Ifes, Jadir Pela, a inauguração é um marco de uma entrega institucional, resultado de uma articulação de muitos parceiros. “É importante agradecermos, enquanto Ifes, ao ex-deputado Felipe Rigoni, por acreditar em nós. Também aos parceiros da prefeitura, pois para promovermos esse tipo de transformação tão significativa na vida desses jovens, precisamos de muitas mãos trabalhando juntas. Outro parceiro fundamental dessa iniciativa é a Action!, que nos trouxe a demanda por formação de mão de obra em desenvolvimento de sistemas e programação, e ajudou a construir a solução, por meio do Programe-SE”, lembrou.

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O diretor-geral do Campus Colatina, Octávio Cavalari, lembrou dos desafios na implementação do projeto. “Nem tudo foi um mar de rosas”, brincou. “Tivemos que enfrentar todos os desafios de coordenar uma ação em rede a partir de Colatina e contamos com muita disposição dos servidores daqui, da Reitoria e também de toda a Rede Ifes. Estamos felizes em encerrar mais um ciclo do projeto com essa entrega que simboliza esse esforço”, disse.

O deputado federal Felipe Rigoni lembrou que sua atuação parlamentar no processo pautou-se no papel de articulador entre uma demanda estratégica para o futuro do Espírito Santo e os atores capazes de atendê-la. “A Action! dizia que havia um déficit por mão de obra especializada e me propôs um piloto pequeno, de 30 alunos, para estimular a formação de programadores e desenvolvedores aqui no Espírito Santo. Eu procurei o Ifes e usei minha prerrogativa para indicar o investimento no Orçamento da União em um projeto, mas fiz uma provocação: temos que formar pelo menos 3 mil novos alunos”, contou. O deputado também destacou o sucesso de projetos realizados com o Ifes por meio de emendas parlamentares. “Essas equipes do Instituto são conhecidas por multiplicar cada centavo investido pela sociedade e demonstrar isso com entregas significativas como essa”, apontou.

Em sua fala, o pró-reitor de Extensão, Lodovico Ortlieb, lembrou que o projeto é um exemplo concreto da integração entre atores sociais conhecida como ""tríplice hélice da inovação". “Havia uma demanda da sociedade, representada pela associação empresarial Action!, uma articulação com o governo, por meio do parlamentar, e uma instituição acadêmica disposta a fazer diferença”, expressou.

Programe-SE

O Programe-SE é um conjunto de projetos voltados para a capacitação inicial de programadores. Esses projetos são realizados nas unidades do Ifes e têm como público-alvo estudantes do 9º ano do ensino fundamental e/ou do ensino médio das redes públicas municipais ou estaduais do Espírito Santo, selecionados por chamadas públicas.

A capacitação inicial de programadores é oferecida por meio de cursos, oficinas ou atividades dentro das unidades do Ifes, escolas municipais e/ou estaduais, ou comunidades onde os estudantes residem. Os projetos utilizam metodologias ativas de aprendizagem, que envolvem a participação ativa, colaborativa e resolutiva dos estudantes. Ferramentas como Scratch, Code.org, Codecademy.com, Blockly, CronApp, CodeCombat e outras são utilizadas para facilitar o aprendizado dos estudantes.

Assista a um vídeo institucional do projeto:

 

 

 

 

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