Página inicial > Notícias > Petrobras e Institutos Federais celebram convênio que marca início ao Programa Autonomia e Renda

Publicado: Quinta, 25 de Julho de 2024, 15h54 | Última atualização em Quinta, 25 de Julho de 2024, 16h00

Ifes é uma das instituições participantes.

A Petrobras e os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), representados pela Fundação de Apoio ao Instituto Sul-rio-grandense (FAIFSul), formalizaram parceria para o desenvolvimento conjunto do Programa Autonomia e Renda. O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) é uma das instituições participantes do convênio, assinado em junho. O convênio prevê a inserção socioeconômica da população em situação de vulnerabilidade social residente no entorno das operações da empresa a partir da oferta de cursos gratuitos de qualificação profissional e técnicos.

Pelo convênio assinado, nos próximos quatro anos, a Petrobras investirá cerca de R$ 130 milhões na formação de profissionais para o setor de energia em 30 municípios situados nos estados de Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Em contrapartida, os Institutos Federais (Ifes, IFMG, IFPR, IFPE, IFRJ, IFF, IFRS, IFSUL e IFSP) serão responsáveis em ofertar, gratuitamente, a cerca de 6.800 estudantes, 17 cursos de Qualificação Profissional como eletricista, auxiliar diversos, mecânico de máquinas, caldeireiro e pintor e 9 cursos técnicos, como técnico em automação, eletrotécnica e mecânica.

O processo de seleção será realizado por sorteio e as primeiras turmas estão previstas para iniciarem neste segundo semestre de 2024.

Inclusão social
O Projeto Autonomia e Renda vai priorizar moradores dos municípios localizados na área de abrangência das operações da Petrobras, contribuindo para desenvolver talentos locais. A seleção será por meio de editais específicos publicados pelos IFs parceiros e priorizará grupos minorizados, tais como pessoas com baixa renda ou sem vínculo formal de emprego; mulheres; pessoas transgênero, transexuais ou travestis; pessoas com deficiência; indígenas e quilombolas; pessoas pretas e pardas; e refugiadas.

Os participantes contemplados receberão bolsas-auxílio no valor de R$ 660 durante o período em que estiverem realizando os cursos. Para as mulheres com filho (s) de até 12 anos a bolsa-auxílio será no valor de R$ 858 mensais.

José Maria Rangel, Gerente Executivo da área de Responsabilidade Social da Petrobras, celebra com expectativa o início do Programa. “Diante das lacunas identificadas por mão de obra qualificada no setor de energia e com a expectativa de aumento de investimentos e projetos da Petrobras para os próximos anos, o Autonomia e Renda vai proporcionar a capacitação profissional de milhares de pessoas, incrementando oportunidades de empregabilidade e contribuindo para a qualidade de vida e desenvolvimento local nos diversos municípios abrangidos pelo Programa”.

Para mais informações sobre o Programa Autonomia e Renda, acesse o portal autonomiaerenda.com.br.

Fonte: Programa Autonomia e Renda