Página inicial > Notícias > Professores do Campus Linhares exploram novas oportunidades em visita técnica sobre cacau na Suíça

Publicado: Quarta, 31 de Julho de 2024, 14h42 | Última atualização em Quarta, 31 de Julho de 2024, 14h42

A visita resultou em um acordo de cooperação entre o campus e a Universidade de Ciências Aplicadas de Zurique (ZHAW).

Os professores Claudio Sérgio Marinato e Márcio Vieira Rodrigues, docentes do Campus Linhares, retornaram recentemente da Suíça com resultados promissores em uma pesquisa inédita sobre o cacau. Resultados da visita técnica foram apresentados no dia 30 de julho para a diretoria do campus. Durante uma visita técnica ao Instituto de Inovação de Comida e Bebida em Zurique, os professores realizaram análises aprofundadas de diferentes variedades de cacau produzidas no Espírito Santo, utilizando técnicas de ponta como a cromatografia gasosa-olfatometria com espectrometria de massas (CG-O-MS).

Zurich2

O objetivo do estudo foi identificar as substâncias responsáveis pelas características aromáticas únicas de cada variedade de cacau, abrindo caminho para a produção de chocolates com sabores mais sofisticados e personalizados. Além das atividades laboratoriais, a equipe visitou importantes empresas do setor do chocolate, como a Barry Callebaut e a Felchlin, estabelecendo parcerias estratégicas para futuras pesquisas.

Parcerias internacionais e oportunidades para o Ifes
A visita à Suíça resultou em um acordo de cooperação entre o Campus Linhares e a Universidade de Ciências Aplicadas de Zurique (ZHAW), que permitirá a troca de conhecimento e a realização de pesquisas conjuntas. Além disso, a equipe do Ifes identificou diversas oportunidades para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, mestrado e doutorado na ZHAW, bem como a possibilidade de utilizar os laboratórios de pesquisa da Barry Callebaut, em Ilhéus, para estudos mais aprofundados.

Zurich3

Impacto para a região e para o setor de chocolates
Os resultados dessa pesquisa podem ter um impacto significativo para a região do Espírito Santo, que possui um grande potencial para a produção de cacau de alta qualidade. Ao identificar as características aromáticas únicas de cada variedade, os produtores poderão agregar valor aos seus produtos e conquistar novos mercados. Além disso, a pesquisa contribuirá para o desenvolvimento de novos produtos e processos na indústria de chocolates, tornando o Brasil ainda mais competitivo nesse setor.

A equipe do Campus Linhares já iniciou os trabalhos para dar continuidade às pesquisas e fortalecer as parcerias internacionais. Os próximos passos incluem a análise dos dados coletados na Suíça, a publicação de artigos científicos e a divulgação dos resultados para a comunidade acadêmica e para o setor produtivo.

zurich5

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Eventos do Campus Linhares