Página inicial > Notícias > Ifes adapta aulas de programação e robótica para crianças de até 5 anos na Serra

Publicado: Quarta, 21 de Agosto de 2024, 11h18 | Última atualização em Quarta, 21 de Agosto de 2024, 11h18

Escola de Educação Infantil desenvolveu um laboratório onde ocorrem as aulas e professores receberam treinamento para lecionar o curso.

amei serra lovelace 1

Crianças entre 3 e 5 anos estão aprendendo robótica na Serra. A iniciativa faz parte do projeto Corte de Lovelace desenvolvido pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). As aulas ocorrem tanto pela manhã, quanto à tarde, entre os dias 12 e 16 de agosto no Cmei Nilda Vanette e mais de 60 alunos de Educação Infantil participam das aulas. O projeto piloto Corte de Lovelace Kids tem como temática “É de Pequeno que se Aprende a Ser Nobre”.

Esta é apenas a primeira parte do projeto, que ao longo do semestre vai trabalhar a criação de jogos onde será trabalhada a lógica de programação e o pensamento computacional. “A gente só vai amadurecendo a ideia e colocando mais desafios para as crianças”, explica a diretora do Cmei e coordenadora do projeto Simone Smiderle. No final do ano, as crianças participarão de uma formatura em que apresentarão um musical para coroar todo o trabalho desenvolvido ao longo do semestre.

Neste primeiro momento, cada turma criou entre três a quatro robôs, produzidos com materiais recicláveis, e eles foram expostos pelos pequenos durante o encerramento das atividades no dia 20 de agosto. O Cmei construiu uma Sala Maker adaptada para as aulas e os professores receberam dois dias de treinamento para lecionarem o curso. As aulas de robótica e programação ocorrem no turno em que a criança estuda.

Do Lego à robótica

amei serra lovelace 3

“No segundo semestre de 2023, eu escrevi o Cmei Nilda Vanette numa seleção da Lego Education no qual 4 escolas da região Sudeste seriam contempladas e o Cmei Nilda Vanette ficou em segundo lugar”, lembra Simone.

Depois de trabalhar o Lego com os alunos, Simone conversou com Márcia e juntas entenderam que este era um ponto de partida para trabalhar robótica e programação com os estudantes da Educação Infantil. Simone participa da Corte de Lovelace. O projeto é piloto e, por enquanto, destinado apenas aos alunos do Cmei. No entanto, Simone revela que já estuda formas de ampliar as ofertas vagas para a comunidade. Não, por coincidência, os trabalhos realizados pelas crianças foram desenvolvidos principalmente com material reciclável e lego.

“A ideia é que, através da computação, elas tenham capacidade de crescer com a capacidade de interação e resolução. Como pegar problemas grandes, dividir em partes pequenas e resolver cada uma delas”, exemplifica a coordenadora do projeto Corte de Lovelace Márcia Gonçalves. O projeto, que surgiu para mulheres, hoje já atende adolescentes de baixa renda, crianças e, segundo Márcia, visa também trabalhar com a terceira idade.

Sibeli Dias, assessora pedagógica da gerência da Educação Infantil da Serra, conta que esta parceria vai ao encontro do que o município tem pensado para as escolas. “Nosso interesse é que outras unidades possam ter essa experiência de trabalhar robótica. Tanto que todos os Cmeis têm chromebooks, as crianças têm esse contato com a linguagem digital”, corrobora.

Corte de Lovelace
A Corte de Lovelace é um programa de extensão do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor), um centro de referência em educação à distância que pertence ao Ifes. E a iniciativa nasceu em 2017 e até o final do ano estará presente em 20 municípios do Espírito Santo. Cerca de 2 mil estudantes já passaram pelo curso. O foco do curso é capacitar alunos de baixa renda, priorizando meninas, uma vez que este é um espaço predominantemente masculino. O nome Corte de Lovelace é uma referência à condessa Ada de Lovelace, considerada a primeira programadora do mundo.

Fonte: Pró-Reitoria de Extensão do Ifes