Página inicial > Notícias > Cursos do programa Autonomia e Renda contam com 2.600 inscritos

Cursos do programa Autonomia e Renda contam com 2.600 inscritos

Publicado: Terça, 27 de Agosto de 2024, 13h58 | Última atualização em Terça, 27 de Agosto de 2024, 13h58

Seleção será por sorteio eletrônico, que acontece na quinta-feira (29).

O Programa Autonomia e Renda Petrobras, uma iniciativa da Petrobras em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), teve 2.602 inscritos para os cursos de qualificação profissional gratuitos. Desse total, mais da metade das inscrições são de mulheres, totalizando 1.646 mulheres inscritas.

O processo de seleção será por meio de sorteio eletrônico na quinta-feira (29), às 18h, com transmissão pelo Canal Oficial da FAIFSUL, no Youtube, no link youtube.com/@FAIFSul.

O resultado do sorteio será divulgado no dia 3 de setembro no site: faifsul.org/estudantes. Os classificados deverão fazer a matrícula para o campus ofertante do curso para o qual se inscreveu de 5 a 10 de setembro. A aula inaugural será no dia 23 de setembro.

Sobre os cursos
O edital ofertou 120 vagas para os cursos de Auxiliar Diversos, no Campus São Mateus; Caldeireiro, no Campus Aracruz; Escalador Industrial, no Campus Cariacica; e Pintor Industrial, no Campus Cachoeiro de Itapemirim. O curso com o maior número de inscritos foi o de Escalador Industrial, com 1.024 inscrições.

Os cursos serão presenciais e destinados a pessoas em condição de vulnerabilidade socioeconômica, de baixa renda e sem vínculo formal de emprego, priorizando grupos minorizados, tais como mulheres; pessoas com deficiência; pretos; pardos; pessoas transgêneros; travestis; indígenas; quilombolas; refugiados.

Os participantes contemplados receberão bolsas-auxílio no valor de R$ 660 mensais durante o período em que estiverem realizando os cursos. Para as mulheres com filho(s) de até 11 anos a bolsa-auxílio será no valor de R$ 858 mensais.
Além do auxílio financeiro, a iniciativa ainda apresenta como diferenciais: reforço de Português e Matemática para melhoria da escolaridade; e acompanhamento psicossocial e oferta de cursos para o desenvolvimento de competências socioemocionais e pessoais. Em algumas localidades, haverá um espaço infantil para que as crianças permaneçam enquanto as pessoas responsáveis por elas possam estudar.