Página inicial > Notícias > Campus Venda Nova do Imigrante monta gibiteca

Campus Venda Nova do Imigrante monta gibiteca

Publicado: Terça, 03 de Setembro de 2024, 16h59 | Última atualização em Terça, 03 de Setembro de 2024, 17h07

Iniciativa é resultado de um projeto de extensão envolvendo o campus e escolas da região.

gibiteca 02

O Campus Venda Nova do Imigrante montou um gibiteca em sua biblioteca. A Gibiteca Stan Lee recebeu 156 HQs, que discutem os mais variados temas e assuntos presentes na Marvel, DC e autores nacionais e internacionais. A Gibiteca é um espaço na biblioteca escolar destinado a armazenar e fomentar a leitura de histórias em quadrinhos. O termo Gibi é uma menção ao nome de uma famosa revista de quadrinhos das organizações O Globo, que foi publicada de 1939 a 1950. A Gibiteca Stan Lee, portanto, é uma biblioteca de quadrinhos que homenageia a Marvel Comics por meio de seu principal roteirista, Stan Lee, falecido em 2018.

A criação da gibiteca é fruto do projeto “A Gibiteca Stan Lee: uma articulação entre Quadrinhos, leitura e temas transversais em uma biblioteca itinerante na macrorregião sudoeste serrana”, coordenado pelo professor Alex Caldas Simões. O projeto começou na área de ensino e se tornou um projeto de extensão, passando a contar com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), por meio de aprovação no Edital de Extensão Universal (12/2022). Com isso, a iniciativa passou também a atuar nas escolas Domingos Perim, em Venda Nova do Imigrante, e Elisa Paiva, em Conceição do Castelo. “Com esses projetos queríamos fomentar a leitura e, em especial, a leitura de quadrinhos na escola. Além disso, queríamos dar a conhecer os clássicos dos quadrinhos, obras de alta qualidade artística, para toda comunidade escolar”, comenta o coordenador do projeto, Alex Caldas.

gibiteca 04

“Com o projeto, conseguimos articular os temas transversais propostos pelos PCN’s com os quadrinhos. Selecionamos HQ’s que apresentam e discutem as temáticas: Ética, Meio Ambiente, Orientação Sexual, Pluralidade Cultural, Saúde, Trabalho e Consumo. Passamos, então, da Pluralidade cultural na Mulher Maravilha: Deuses e Mortais para trabalho e consumo em Homem-Aranha: Nunca mais! Foi um projeto único que encantou os alunos e as escolas”, acrescenta o professor.

Os recursos da Fapes financiaram a compra das HQs e a contratação de bolsistas, que realizaram as oficinas de quadrinhos e clubes de leitura nas escolas parceiras do projeto. A Fapes doou ainda todo equipamento utilizado nas oficinas e no projeto (estante, data-show, computadores, caixa de som, impressora, entre outros). E junto à Gibiteca Stan Lee foi construída também uma Fanzinoteca, composta de fanzines de artistas independentes e de alunos.

Ao final do projeto foram doadas para as escolas o acervo de HQs reunido para que cada uma pudesse iniciar a sua própria gibiteca e fomentar a leitura e cultura das artes gráficas em quadrinhos.

gibiteca 01

A equipe do projeto conta ainda com as bibliotecárias Adriana Souza Machado e Eliana Bedim T. M. Zampirolli; e a técnica administrativa Marcia Leite; servidoras do Campus Venda Nova. Participam ainda os estudantes do campus João Vitor do Vale Rocha e Jehíza Kiister Clementino, os bolsistas; e Kedson de Oliveira Bertazo e Rafaela Grillo Fernandes, voluntários do projeto.