Página inicial > Notícias > Incubadora do Ifes participa do lançamento do Programa Sementes em Aracruz

Incubadora do Ifes participa do lançamento do Programa Sementes em Aracruz

Publicado: Sexta, 27 de Setembro de 2024, 15h05 | Última atualização em Sexta, 27 de Setembro de 2024, 15h05

A equipe da Incubadora do Ifes dialogou sobre as ações de extensão, oportunidades e projetos desenvolvidos pelo Núcleos Incubadores.

A Incubadora do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) marcou presença no lançamento do Programa Sementes, que aconteceu na terça-feira (24), durante a 6ª Edição do InovaES Cidades Inteligentes. O evento foi realizado na Escola Estadual Misael Pinto Netto, em Aracruz e contou com a participação de representantes dos Núcleos Incubadores de Empreendimentos (NIEs) dos campi de Aracruz, Itapina e São Mateus.

Com o objetivo fortalecer empresas locais e estimular soluções inovadoras que contribuam para o desenvolvimento econômico e social na Bacia do Rio Doce, o Programa Sementes é uma iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), juntamente com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (FAPES) e a Fundação Renova. Cada projeto selecionado receberá um investimento de R$ 100 mil, promovendo a criação de oportunidades sustentáveis na região.

O coordenador sistêmico da Incubadora do Ifes, Leandro Vianna e os coordenadores dos NIEs João Alberto Altoé (Aracruz), Eduardo Varnier (Itapina) e João Vitor Chagas (São Mateus), além de outros colaboradores, participaram do lançamento para dialogar sobre as ações de extensão, oportunidades e projetos desenvolvidos pelo Núcleos Incubadores.

O coordenador do NIE do campus Aracruz, João Alberto Altoé, explicou que os Núcleos Incubadores do Ifes estão presentes em muitos desses municípios e, em alguns casos, são o único apoio local à inovação. “O objetivo da participação NIEs do Ifes no Projeto Renova é demonstrar nossa capilaridade e nossa capacidade de contribuir de forma significativa. Já conhecemos bem a realidade dos municípios capixabas afetados pelo rompimento da barragem de Mariana, o que nos coloca em uma posição estratégica para colaborar com o projeto”, pontuou.

O coordenador João Alberto Altoé também destacou que o crescimento econômico de Aracruz é impulsionado pela criação de uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE)) privada e pela implantação de um sistema logístico e portuário. No entanto, esse desenvolvimento traz desafios, como a necessidade de qualificação profissional, melhorias na mobilidade urbana, impactos ambientais, falta de água potável e escassez de prestadores de serviços.

“Esses desafios oferecem grandes oportunidades para o desenvolvimento do empreendedorismo, de negócios inovadores e criativos, além de soluções tecnológicas. É fundamental também incluir as populações mais vulneráveis nesse ecossistema dinâmico e crescente do município, garantindo que todos possam se beneficiar do desenvolvimento da região”, explicou Altoé.

Veja fotos e mais informações no site da Agifes.