Página inicial > Notícias > Estudantes premiados pela Fecinc participam da Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia

Publicado: Sexta, 25 de Outubro de 2024, 18h14 | Última atualização em Sexta, 25 de Outubro de 2024, 18h15

A Mostratec é uma das principais feiras de ciência e tecnologia do País e acontece no Rio Grande do Sul.

mostratec

Três projetos capixabas, premiados pela Feira de Ciências e Inovação Capixaba (Fecinc), estão participando da 39ª edição da Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia (Mostratec), uma das principais feiras de ciência e tecnologia do País. A Mostratec acontece de 21 a 26 de outubro, em Novo Hamburgo (RS), e conta com representantes de 12 países e de 21 estados brasileiros. Serão apresentados 795 projetos desenvolvidos por estudantes do ensino médio, técnico, fundamental e da educação infantil.

A Fecinc, que é organizada pelo professor do Ifes Thiago Rafalski Maduro, é conveniada à Mostratec e premiou os projetos com credenciais para participar da feira. Veja abaixo os detalhes dos projetos participantes.

Para Maduro, “participar de um evento como a Mostratec faz uma grande diferença na formação de pessoas e profissionais, no formato que buscamos no Ifes e em outras escolas. Esses alunos têm contato com diferentes culturas e realidades, e têm a oportunidade de observar não apenas o desenvolvimento científico, mas também a importância das relações humanas, que estão diretamente conectadas ao fazer ciência.”

O professor Alexandre Luiz Polizel, do Campus São Mateus, é orientador de um dos trabalhos participantes e também coordena a Feira de Ciências, Tecnologias e Humanidades do Vale do Cricaré (Fecri). Ele comenta que as feiras de ciências são essenciais para a educação, proporcionando um espaço para que alunos explorem, investiguem e apresentem suas descobertas. “Elas incentivam a curiosidade, o pensamento crítico e promovem a popularização das ciências, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e engajados com questões científicas e tecnológicas.”

Erick Antonio da Silva Motta, aluno do Ifes e um dos apresentadores na Mostratec, também falou sobre a importância de estar nesses espaços. “A importância de eu ter participado de Feiras de Ciências e Tecnologia, com meu projeto, é dar visibilidade para comunidade LGBTQIAPN+, trazendo mais voz a estas pessoas e entendendo mais sobre como é a vida de cada uma delas: o que passam dentro de casa, na escola e em outras instituições”, afirmou.

Veja mais sobre os projetos:

1. Categoria Ensino Médio: “Currículos, formação e memórias: o que nos dizem LGBT’s do-no-com o Instituto Federal do Espírito Santo, Campus São Mateus?”, desenvolvido pelo aluno Erick Antonio da Silva Motta, orientado pelos professores Alexandre Luiz Polizel e Rivana Zaché Bylaardt, do Campus São Mateus-ES.

2. Categoria Ensino Fundamental: “ASR - Óculos anti-sono em rodovias - para um novo olhar nas estradas”, elaborado pelos alunos Caleb Gomes Meneguete Fabris, Henrique Velten da Silva e Natalia Dantas Sá, sob a orientação dos professores Naiara dos Santos Nobre e José Elton Pereira Neto, da escola João Lima da Conceição, em Guarapari-ES.

3. Categoria Ensino Médio: “Diferenciação do percentual de óleo essencial em culturas florais no solo adubado e no solo com lama abrasiva”, realizado pelas estudantes Kamilly de Oliveira Carneiro, Micaela Bravim Barrozo e Ana Clara Mendes, com a orientação dos professores Tarcisio Leite dos Santos e Lucas Leal Barrozo, do Colégio Jesus Cristo Rei, em Cachoeiro do Itapemirim-ES.