Ifes e Sedu fortalecem parceria para oferta de vagas na educação profissional
Novo edital com 514 vagas já está publicado.
O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) ampliaram a parceria para oferta de vagas em cursos técnicos do Ifes para estudantes da Rede Estadual. Em 2024, já foram ofertadas 472 vagas. Para 2025, há um novo edital com mais 514, para começar a estudar no primeiro ou no segundo semestre letivo.
A parceria entre as instituições começou em 2021, com o ingresso de estudantes da EEEFM Lions Sebastião de Paiva Vidaurre nos cursos técnicos em mecânica e mineração, do Campus Cachoeiro de Itapemirim. A partir de então, foram crescendo os números de unidades do Ifes envolvidas e de vagas abertas a cada edital.
A iniciativa é pioneira no Brasil, ou seja, o Espírito Santo é o único estado do Brasil a oferecer cursos por meio de parceria entre as redes estadual e federal. Essas são vagas específicas para os estudantes do ensino médio público estadual e não concorrem com as demais oportunidades em cursos técnicos abertas pelo Ifes.
Conforme explica a diretora de Ensino Técnico do Ifes, Sanandreia Torezani Perinni, o objetivo da colaboração é dar aos estudantes de ensino médio ainda mais formas de acesso aos cursos técnicos da instituição. O subgerente de Educação Profissional da Sedu, Matheus Corassa, destacou que o Governo do Estado tinha a meta de chegar a 35 mil vagas no ensino técnico, entre 2023 e 2026 (algo que agora, em 2024, já foi atingido). Para isso, pensou no Ifes como um parceiro de primeira hora por ter a infraestrutura, expertise e relação estabelecida com o setor produtivo.
A aproximação entre as redes tem sido muito benéfica para todos os lados, avaliaram os gestores. “Nossos estudantes entendiam o Ifes como um mundo muito distante pra eles. Pensavam que não iam passar na prova, que não teriam condições de fazer o curso. E aí a gente, na verdade, viabilizou essa oportunidade pra eles estarem lá, tendo um novo horizonte, um novo olhar. E também possibilidades de inserção mais rápida no mercado de trabalho”, contou Matheus.
Sanandreia contou que os campi do Ifes têm trabalhado para acolher os estudantes e criar o sentimento de pertencimento. Além disso, o acompanhamento constante dos estudantes e dos currículos tem oferecido a chance de aprimorar os cursos. “Essa parceria traz essa possibilidade da gente analisar cuidadosamente, fazendo uma constante revisão, porque temos o acompanhamento e as discussões”, falou.
Ela ainda mencionou o crescimento dos alunos nos cursos intercomplementares. “Em Cachoeiro, por exemplo, tem vários projetos que os estudantes estão desenvolvendo, inclusive indo para seminários e congressos, eventos interessantíssimos”, comentou.
Outro ponto que os gestores destacaram foi o apoio aos estudantes para que permaneçam no curso escolhido, com o pagamento de auxílios para o custeio de materiais, transporte e alimentação. “O projeto estadual InovaTec oferta uma bolsa para o aluno que está frequentando o curso, que é vinculada à frequência dele nas aulas. São até R$ 400, pago pelo Governo do Estado”, informou Matheus. Além disso, os estudantes ainda são elegíveis para auxílios estudantis do Ifes, caso seja necessário, além de fazer parte do programa Pé de Meia, do Governo Federal.
A colaboração entre Ifes e Sedu já está prevista para seguir para o primeiro semestre letivo de 2026, quando devem ser abertas mais de 300 vagas destinadas aos estudantes da Rede Estadual.
Redes Sociais