Alunos do Ifes apresentam experimentos didáticos na Jornada de Integração 2024
São centenas trabalhos sendo apresentados até o final desta sexta-feira (22) na etapa norte do evento.
A Jornada de Integração 2024 reúne os trabalhos produzidos por estudantes de diversas áreas e de vários campi do estado. Na etapa da Região Norte, que está acontecendo no Campus Linhares, alunos de Aracruz, Barra de São Francisco, Colatina, Itapina, Linhares, Montanha, Nova Venécia, Santa Teresa e São Mateus estão com seus projetos expostos e explicam seus objetivos para os visitantes.
Entre as pesquisas apresentadas, muitos alunos tiveram ideias voltadas para o ensino em sala de aula. Um grupo do curso Técnico em Administração do Ifes de Linhares apresentou o experimento “Fogo frio” para a exposição. Os integrantes Sofia, Alana, Camily, Alan, Davi e Riquelme passaram as instruções para todos que foram visitar o estande na manhã de quinta-feira (21). Primeiro, eles pediam que os visitantes tomassem medidas de segurança, como prender o cabelo e molhar a mão em um recipiente com água.
O experimento funciona da seguinte forma: os alunos explicam ao público que a água é um isolante térmico; em seguida, uma das estudantes coloca gás propileno, um gás de uso comum no dia a dia, dentro de outro recipiente com detergente. Assim, formam bolhas com gás dentro e o gás fica encapsulado nestas bolhas. Após a formação da espuma, a pessoa pega essas bolhas na palma da mão e depois acende-se fogo sobre ela. O fogo sobe por alguns segundos, mas apaga e não causa queimaduras. Os estudantes apontam que esta seria uma maneira de explicar de forma didática em sala de aula, por exemplo, como funciona a combustão de gás. As alunas também supõem que o experimento poderia ser útil em empresas que trabalham com material inflamável.
Além deste grupo, diversos outros trouxeram ideias que poderiam ser aplicadas em sala de aula para uma explicação mais didática de matérias como física e química. Com este mesmo objetivo, outro grupo apresentou um experimento chamado “Corrida de barquinhos”. As alunas do Técnico em Automação Industrial usaram o “sopro” dos visitantes em uma bexiga com canudo para impulsionar o movimento de um barquinho de papel sobre a água. Elas contam que o trabalho explica a 3ª Lei de Newton, ou Lei da Ação e Reação, de forma mais divertida. Quando o ar do balão entra em contato com a água, ele faz uma força contrária à água (força da ação), e a água aplica a força contra o barquinho (reação), fazendo o barquinho andar para frente.
Outros trabalhos para a prática no dia a dia também foram apresentados pelos alunos. Um exemplo disto foi o projeto da Maitê e da Brenda, que cursam o Técnico em Meio Ambiente do Campus Linhares. As estudantes levaram o tema “Desperdício zero” para a exposição; no estande delas, havia brigadeiro feito com casca de bananas, paçoca feita com sementes de abóboras e até frutas desidratadas pelo calor do sol. Segundo as estudantes, o objetivo é conscientizar a maior parte da população possível para reutilizar resíduos alimentares que antes seriam descartados.
São centenas trabalhos sendo apresentados até o final desta sexta-feira (22) na etapa norte da Jornada de Integração 2024. Além disso, palestras, oficinas, minicursos e rodas de conversa também marcam a programação.
Redes Sociais