Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Alunos do Ifes apresentam experimentos didáticos na Jornada de Integração 2024
Início do conteúdo da página

Alunos do Ifes apresentam experimentos didáticos na Jornada de Integração 2024

Publicado: Sexta, 22 de Novembro de 2024, 13h56 | Última atualização em Sexta, 22 de Novembro de 2024, 16h01

São centenas trabalhos sendo apresentados até o final desta sexta-feira (22) na etapa norte do evento.

jornada linhares trabalhos 3

A Jornada de Integração 2024 reúne os trabalhos produzidos por estudantes de diversas áreas e de vários campi do estado. Na etapa da Região Norte, que está acontecendo no Campus Linhares, alunos de Aracruz, Barra de São Francisco, Colatina, Itapina, Linhares, Montanha, Nova Venécia, Santa Teresa e São Mateus estão com seus projetos expostos e explicam seus objetivos para os visitantes.

Entre as pesquisas apresentadas, muitos alunos tiveram ideias voltadas para o ensino em sala de aula. Um grupo do curso Técnico em Administração do Ifes de Linhares apresentou o experimento “Fogo frio” para a exposição. Os integrantes Sofia, Alana, Camily, Alan, Davi e Riquelme passaram as instruções para todos que foram visitar o estande na manhã de quinta-feira (21). Primeiro, eles pediam que os visitantes tomassem medidas de segurança, como prender o cabelo e molhar a mão em um recipiente com água.

O experimento funciona da seguinte forma: os alunos explicam ao público que a água é um isolante térmico; em seguida, uma das estudantes coloca gás propileno, um gás de uso comum no dia a dia, dentro de outro recipiente com detergente. Assim, formam bolhas com gás dentro e o gás fica encapsulado nestas bolhas. Após a formação da espuma, a pessoa pega essas bolhas na palma da mão e depois acende-se fogo sobre ela. O fogo sobe por alguns segundos, mas apaga e não causa queimaduras. Os estudantes apontam que esta seria uma maneira de explicar de forma didática em sala de aula, por exemplo, como funciona a combustão de gás. As alunas também supõem que o experimento poderia ser útil em empresas que trabalham com material inflamável.

jornada linhares trabalhos 2

Além deste grupo, diversos outros trouxeram ideias que poderiam ser aplicadas em sala de aula para uma explicação mais didática de matérias como física e química. Com este mesmo objetivo, outro grupo apresentou um experimento chamado “Corrida de barquinhos”. As alunas do Técnico em Automação Industrial usaram o “sopro” dos visitantes em uma bexiga com canudo para impulsionar o movimento de um barquinho de papel sobre a água. Elas contam que o trabalho explica a 3ª Lei de Newton, ou Lei da Ação e Reação, de forma mais divertida. Quando o ar do balão entra em contato com a água, ele faz uma força contrária à água (força da ação), e a água aplica a força contra o barquinho (reação), fazendo o barquinho andar para frente.

jornada linhares trabalhos 1

Outros trabalhos para a prática no dia a dia também foram apresentados pelos alunos. Um exemplo disto foi o projeto da Maitê e da Brenda, que cursam o Técnico em Meio Ambiente do Campus Linhares. As estudantes levaram o tema “Desperdício zero” para a exposição; no estande delas, havia brigadeiro feito com casca de bananas, paçoca feita com sementes de abóboras e até frutas desidratadas pelo calor do sol. Segundo as estudantes, o objetivo é conscientizar a maior parte da população possível para reutilizar resíduos alimentares que antes seriam descartados.

São centenas trabalhos sendo apresentados até o final desta sexta-feira (22) na etapa norte da Jornada de Integração 2024. Além disso, palestras, oficinas, minicursos e rodas de conversa também marcam a programação.

registrado em:
Fim do conteúdo da página