Oficina de chocolate e muito mais: confira atividades que marcaram a Jornada de Integração do Ifes
O interesse por algumas oficinas da Jornada foi tão grande, que as vagas esgotaram em apenas alguns minutos.
A etapa da Região Norte da Jornada de Integração do Ifes foi recheada de atividades interativas. No evento realizado no Campus Linhares, além das centenas de projetos apresentados pelos alunos, rodas de conversa e exposições, as oficinas atraíram diversos participantes. No caso da Oficina de fabricação básica de chocolate, por exemplo, as vagas esgotaram em apenas alguns minutos no site. Nesta oficina, os inscritos aprenderam sobre o processo de seleção das amêndoas de cacau e também sobre as etapas de produção de um chocolate de qualidade.
Uma outra oficina que despertou o interesse dos estudantes foi a Oficina de pintura facial tribal. A atividade foi ministrada por alunas da rede municipal de Linhares e elas foram orientadas pela professora Ana Paula Teodoro. Ana Paula explica que as meninas estão replicando algo que já foi trabalhado com elas durante todo o ano. “As ações do novembro negro reforçam ações que precisam acontecer durante todo o ano. Como profissional da educação, sou uma professora que leva a pauta do racismo para frente”, diz.
As alunas explicaram aos participantes que a pintura tribal é típica de algumas regiões africanas e que a arte realça a beleza negra, principalmente. A professora Ana Paula diz que a ideia de levar as estudantes para frente da sala de aula nesta Jornada de Integração é porque acredita que a eficácia é maior quando um estudante passa o conhecimento para outro. Segundo ela, os alunos conseguem se conectar entre si com uma linguagem mais fácil.
Ainda sobre a importância de trazer esta oficina para a Jornada da Integração 2024, Ana Paula afirma que “todo esse processo que a gente tem vivenciado no nosso país da luta e combate ao racismo, que muitas vezes começa dentro do ambiente escolar, precisa ser trabalhado e fortalecido para que não ocorra dentro desse próprio espaço. Então, o estudante dentro da escola tem o poder transformador porque dentro da escola nós temos a representação de toda a sociedade”.
O aluno Carlos Daniel, de 17 anos, esteve na oficina e pôde ter contato com a pintura facial tribal pela primeira vez. Segundo o jovem, a oficina foi muito interessante e ele também aprendeu mais sobre a cultura africana.
Já na Oficina de pilotagem de drone, alunos dos campi Colatina e Linhares marcaram presença e aprenderam noções básicas de como manusear o equipamento. Além disso, o professor explicou sobre legislação para utilizar drones no Brasil, diferenças entre modelos, marcas e etc. Ao final da oficina, os próprios estudantes puderam pilotar o equipamento.
Até o encerramento da Jornada de Integração 2024 em Linhares, outras diversas oficinas estarão acontecendo paralelas a outras atividades no campus.
Regiões Sul e Central
A Jornada acontece em três diferentes campi do Ifes, percorrendo todas as regiões do estado. As atividades da Jornada da Integração 2024 continuam até o dia 29 de novembro.
Nos dias 25 e 26 de novembro, será a vez do Campus Guarapari, com a participação dos campi da Região Sul. O encerramento será de 27 a 29 de novembro no Campus Serra, que recebe os campi da Região Central, e sediará ainda a Feira de Ciências e Inovação Capixaba (Fecinc), que recebe projetos de alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental de escolas de todo o Estado.
Confira todas as informações sobre a Jornada da Integração 2024 em: jornadadeintegracao.ifes.edu.br.
Redes Sociais