Temas sociais e ambientais marcam trabalhos da Jornada de Integração em Guarapari
Diversos estudantes dos campi da região Sul optaram por trabalhos que conscientizam a população sobre temas importantes.
Nesta segunda-feira (25), o Campus Guarapari recebeu a abertura da Jornada de Integração do Ifes, que nesta etapa reúne os campi da Região Sul e também promove a JEPE - Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão. Entre vários trabalhos apresentados de diferentes maneiras, muitos estudantes optaram por temas que envolvem a consciência ambiental e também social.
A aluna Sara Barbosa, do Técnico em Administração de Guarapari, está no comando do projeto que trouxe um bazar para a Jornada de Integração. Ela explica que o objetivo do trabalho é conscientizar as pessoas sobre o consumismo, já que a maioria compra somente roupas novas e não reutiliza as peças. Os itens como calçados, roupas infantis e de adultos foram todos doados por alunos. A iniciativa foi orientada por uma professora da disciplina de Segurança e Meio Ambiente.
Outro trabalho apresentado com a ideia de conscientização foi o “Saúde em foco: fatores sócio-ambientais e os sistemas do corpo humano”. A apresentação está sendo feita por alunos do Técnico em Eletrotécnica do Campus Guarapari. Com esqueletos e outros objetos que representam o corpo humano, os estudantes explicam que o objetivo do trabalho é mostrar ao público os impactos que a poluição e os maus hábitos podem causar na saúde.
Um dos alunos expositores é João Coser. Segundo ele, realizar este trabalho para a Jornada influencia até na escolha do seu curso de graduação no futuro. Ele diz que gosta muito de medicina e que com esta pesquisa acabou estudando mais sobre o tema. Quem orientou os estudantes para este trabalho foi a professora Daniele Alves. A professora conta que, para ela, o objetivo da Jornada foi além do esperado: “Eu sinto como se a minha missão estivesse cumprida quando eu uno Ensino, Pesquisa e Extensão. Eu sinto que estou no caminho certo”, afirma.
Já entre os trabalhos dos cursos de graduação, as alunas da Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus de Alegre trouxeram uma exposição inspirada em obras de Frida Kahlo. No contexto, elas apresentaram uma releitura de obras da artista. As obras se misturam com animais taxidermizados ou plastinados, que são levados para o campus após sofrerem atropelamentos nas rodovias. Assim, as angústias e os anseios que a artista passava em suas obras são repassados no ponto de vista do animal, representando a problemática da conservação da vida silvestre como um todo.
Etnociências
Os estudantes do 3º ano da Eletrotécnica do Campus Guarapari, em parceria com a Licenciatura em Ciências da Natureza, fizeram a mostra de Etnociências. Eles abordaram a física, a botânica e a farmacologia do ponto de vista de sua relação com as sociedades humanas. No caso da etnofarmacologia, é investigado o conhecimento popular sobre plantas medicinais, combinado com estudos químicos e farmacológicos.
Os estudantes propuseram atividades de apreciação sensorial das plantas - como alecrim, coentro, manjericão, camomila - por meio do olfato e paladar. Apresentaram também os empregos tradicionais de várias delas, contando o seu histórico de utilização por comunidades tradicionais.
Além da mostra de trabalhos, a Jornada de Integração no Campus Guarapari contou com uma programação repleta de apresentações culturais, palestras, exposições, oficinas e minicursos.
Região Central
A Jornada acontece em três diferentes campi do Ifes, percorrendo todas as regiões do estado. As atividades da Jornada da Integração 2024 continuam até o dia 29 de novembro.
O encerramento será de 27 a 29 de novembro no Campus Serra, que recebe os campi da Região Central, e sediará ainda a Feira de Ciências e Inovação Capixaba (Fecinc), que recebe projetos de alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental de escolas de todo o Estado.
Confira todas as informações sobre a Jornada da Integração 2024 em: jornadadeintegracao.ifes.edu.br.
Redes Sociais