Minicursos, rodas de conversa e mais: confira o 2º dia da Jornada de Integração em Guarapari
Com a variedade de ações oferecidas durante os dois dias, os alunos tiveram a oportunidade de aprender e se integrar.
A Jornada de Integração do Ifes seguiu a todo vapor na terça-feira (26). Esta etapa reúne os campi da Região Sul e também promove a JEPE - Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão, no Campus Guarapari. A programação foi extensa nos dois dias, contando com palestras, minicursos, rodas de conversa, apresentações de trabalhos, exposições e mais.
O evento proporcionou a troca de saberes entre alunos dos campi de Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Guarapari, Ibatiba, Piúma, Venda Nova do Imigrante e também da comunidade local, que foi convidada a participar.
As atividades de Ensino e Extensão foram apresentadas no formato de roda de conversa. O coordenador-geral de ações de Extensão da Proex, Célio Proliciano Maioli, conta que este formato foi pensado com a intenção de quebrar a formalidade e promover a troca de experiências. Assim, no modelo atual não há uma nota atribuída aos alunos.
“Se estamos em um momento de integração, nada mais natural do que usarmos um formato integrador. Nesse formato, a gente consegue juntar trabalhos de campi diferentes; colegas que não teriam a oportunidade de conhecer os trabalhos dos outros conhecem nesse momento”, diz Célio.
Em uma das rodas de conversa realizadas nesta terça-feira (26), estiveram juntos alunos de Guarapari, Ibatiba, Alegre e Venda Nova do Imigrante. Uns assistiram as apresentações dos outros em Áreas Temáticas de Extensão, como: Comunicação, Educação e Meio Ambiente. Um grupo de Venda Nova, coordenado pela psicóloga Juliana Ronchi, contou sobre a oficina de manualidades “Entre Linhas e Nós”, promovida junto aos estudantes do técnico integrado.
A ação trouxe aulas de crochê como forma de integração dos estudantes. Os relatos sobre a experiência mostraram que os encontros do grupo serviram mais do que para aprender a habilidade: foram espaço de interação e acolhimento. Os estudantes relataram melhora na ansiedade, fortalecimento de laços de amizade, moderação no uso do celular e uma melhor relação no campus, de maneira geral.
Mais ações de Ensino e Extensão apresentadas incluíram: observatório astronômico e clube de robótica de Guarapari; Polo de Educação da Mata Atlântica e uso de maquetes no Ensino, de Alegre; apoio à educação inclusiva e formação para políticas ambientais, de Ibatiba; e difusão de conhecimento sobre cultivo de cogumelos, de Venda Nova, entre várias outras.
Minicursos
Entre os minicursos ofertados na Jornada de Integração, foi realizado o minicurso de Soldagem de Eletrodo Revestido. Os participantes passaram por um aprendizado que incluiu tanto a teoria quanto a prática da soldagem. De acordo com o professor Jean Pierre, que orienta os monitores deste trabalho, muitas pessoas de outros cursos pedem para aprender a soldar. Então, a Jornada foi uma oportunidade de trazer esta prática para estudantes de outras áreas e também para visitantes.
A aluna Stefany Ribeiro cursa o Técnico em Mecânica no Campus Guarapari e é uma das monitoras do minicurso. Ela falou sobre a importância da integração nesta semana de Jornada: “Quando a gente traz alunos de fora aqui pra dentro, eles acabam conhecendo e tendo experiência. A gente decidiu fazer este minicurso exatamente para conseguir chamar o pessoal que está fora do Ifes para poder entrar, conhecer e também ver na prática o que é a mecânica”.
Além deste, outros minicursos e oficinas também aconteceram nos dois dias de Jornada. Simultâneo às atividades, apresentações culturais foram realizadas no palco, como a performance da Banda Pinky Skeletons (Campus Guarapari) e da Fanfarra do Campus de Alegre.
Redes Sociais