Gestores e técnicos negros de instituições públicas do estado realizam encontro inédito na Ufes para compartilhar experiências de gestão
Evento visa mapear profissionais que atuam em áreas estratégicas do setor público.
"A pessoa negra e a gestão pública: conhecer, organizar e avançar!" é o tema central do 1º Encontro Estadual de Gestores, Técnicos e Coordenadores Negros do Espírito Santo, evento que pela primeira vez reunirá profissionais negros que atuam nas esferas federal, estadual e municipal de várias cidades do estado. O encontro acontecerá no dia 6 de dezembro, no campus da Ufes, em Goiabeiras, tendo entre seus principais objetivos o mapeamento dos profissionais que atuam em áreas estratégicas do setor público, o estreitamento dos laços de cooperação e o compartilhamento de experiências bem-sucedidas na gestão pública.
O encontro acontecerá na sequência das celebrações em torno do Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra (20 de novembro). Coordenado pela Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidade (Saad/Ufes), o evento conta com a organização de profissionais negros que atuam em diversas instituições públicas do estado, como Secretaria de Comunicação (Secom/Ufes), Secretaria de Educação do Governo do Estado do Espírito Santo (Sedu/ES), Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Nova Venécia, Associação de Diretores e Ex-Diretores de Escolas Públicas do Espírito Santo (Adires) e Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab/Ufes).
Reflexão
O encontro tem sido pensado desde o segundo semestre de 2023, quando um grupo de gestores e ex-gestores negros passou a se reunir para refletir sobre a trajetória de pessoas negras com atuação no movimento negro e nos espaços de gestão pública nos 78 municípios do Espírito Santo. Segundo o secretário de Ações Afirmativas e Diversidade da Ufes, Gustavo Forde, as reflexões apontaram para o fato de que, desde os anos 1990, há mais de dez instâncias governamentais da Região Metropolitana de Vitória ocupadas por pessoas negras comprometidas com o combate ao racismo em espaços governamentais.
De acordo com Forde, o poder público no estado dispõe de um número razoável de pessoas negras ocupando cargos e funções estratégicas, o que favorece o compartilhamento de experiências profissionais e o estreitamento e o fortalecimento de diálogos entre os gestores negros mais antigos e os que ingressaram mais recentemente. “Identificamos a necessidade de gestores, coordenadores e técnicos negros com atuação nos diversos municípios e nas várias áreas da gestão pública do estado se encontrarem para nos conhecermos e nos organizarmos com o objetivo de avançarmos mais e melhor, visando à implantação e implementação de políticas públicas de interesse da população negra urbana e rural do estado”, conclui.
Mais informações sobre o 1º Encontro Estadual de Gestores, Técnicos e Coordenadores Negros do Espírito Santo podem ser obtidas no site do evento: sites.google.com/view/gestoresnegroses.
Fonte: Ufes
Redes Sociais