Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Projeto do Ifes em parceria com universidade da Bélgica é aprovado para mobilidade acadêmica
Início do conteúdo da página

Projeto do Ifes em parceria com universidade da Bélgica é aprovado para mobilidade acadêmica

Publicado: Segunda, 09 de Dezembro de 2024, 09h08 | Última atualização em Segunda, 09 de Dezembro de 2024, 09h08

Financiamento aprovado permitirá intercâmbios entre pesquisadores e estudantes das duas instituições.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) conseguiu a aprovação do projeto "Artificial Intelligence in Literary Analysis and Media Education - Transatlantic Collaboration" (AILAME-TC), em parceria com a Université Catholique de Louvain, da Bélgica. Com um financiamento de 50 mil euros, o projeto representa um marco para a internacionalização do Ifes e reforça sua atuação em pesquisas de ponta.

Coordenado pelos professores Raoni Schimitt Huapaya, do Campus Venda Nova do Imigrante, e Jerry Jacques, da UCLouvain, o AILAME-TC integra os esforços de dois projetos estratégicos: "O Crítico e a Máquina: Tensões e Fissuras nos Usos da Inteligência Artificial na Análise Literária de Lima Barreto" e "Rumo a uma Educação Crítica e Reflexiva de Tecnologias de Inteligência Artificial Conversacional e Generativa", desenvolvido pela Université Catholique de Louvain. A iniciativa busca explorar as interseções entre inteligência artificial, análise literária e educação crítica em tecnologias, promovendo uma abordagem inovadora e interdisciplinar.

O valor aprovado será investido prioritariamente em mobilidade acadêmica, permitindo intercâmbios entre pesquisadores e estudantes das duas instituições. Além disso, a parceria internacional possibilitará o desenvolvimento de ferramentas em português e francês, ampliando o alcance e a relevância dos resultados para comunidades multilíngues.

A internacionalização é uma das prioridades estratégicas do Ifes e iniciativas como o AILAME-TC mostram como a colaboração transnacional pode enriquecer as práticas acadêmicas e pedagógicas, promovendo a formação de profissionais mais preparados para os desafios contemporâneos. Com início previsto para 2025, o projeto reafirma o compromisso com a produção de conhecimento crítico, alinhado às demandas globais da educação e da pesquisa em humanidades e tecnologia.

Saiba mais sobre a parceria em: confap.org.br/pt/editais/83/chamada-confap-wbi-belgica-2024.

Fonte: Arinter

registrado em:
Fim do conteúdo da página