Campus Itapina lança primeiro Mestrado Profissional em Cafeicultura
Esse é o primeiro curso de mestrado do campus, com início previsto para o segundo semestre de 2025.
Na quinta-feira (12) o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) assinaram um Termo de Compromisso para consolidar a criação do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Cafeicultura (PPGCAF).
Com a autorização da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação do Ifes, o curso de mestrado profissional será gratuito, presencial e terá duração de 24 meses. As atividades ocorrerão às quintas e sextas-feiras no Campus Itapina, que, pela primeira vez, oferta uma pós-graduação stricto sensu.
O edital de seleção será publicado no primeiro semestre de 2025 e a primeira turma começará no segundo semestre do mesmo ano. O processo seletivo contará com três etapas: análise de currículo, avaliação de pré-projeto de pesquisa e entrevista. Estão previstas pelo menos 10 vagas para profissionais formados em cursos superiores relacionados à Cafeicultura, preferencialmente aqueles já atuantes no setor produtivo.
Segundo o coordenador do programa, Raphael Magalhães Gomes Moreira, o curso será uma oportunidade única para consolidar a verticalização do ensino e fomentar o avanço tecnológico no Espírito Santo e no Brasil. O PPGCAF reforça o compromisso do Campus Itapina com a formação qualificada e a transferência de tecnologias ao setor cafeeiro. A parceria entre Ifes, Incaper e empresas ligadas ao setor visa o desenvolvimento de soluções inovadoras e sua aplicação direta na produção de café.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Eventos do Campus Itapina
Redes Sociais