Ifes certifica primeiras turmas de cursos de qualificação profissional do Programa Autonomia e Renda Petrobras
Serão certificadas as turmas de Escalador Industrial, do Campus Cariacica, e de Auxiliar de Serviços Diversos, do Campus São Mateus.
Os cursos ocorreram de forma presencial durante quatro meses, período em que os estudantes receberam acompanhamento de uma equipe multidisciplinar de apoio social, pedagógico e psicológico. Além disso, também foi concedido aos estudantes um subsídio mensal de R$ 660 e de R$ 858 para mulheres com filhos de até 11 anos para apoiar a permanência dos estudantes no ambiente educacional.
Uma das concluintes é Mayane da Silva Rozario, de 37 anos. Ela é mão solo e faz o curso de Escalador Industrial, que tem como atividades alcançar lugares de difícil acesso, sem utilizar estruturas de apoio, como andaimes, plataformas elevatórias ou bailéus. O curso conta com aulas teóricas e treinamento prático. “Para nós, mulheres, é um curso muito puxado, porque é uma área muito masculinizada, exige muita força nas pernas, exige força nos braços. Não é impossível, tem muitas meninas lá se destacando, mas eu acho que é uma questão de adaptação”, conta.
Rogério Simplício, do curso de Auxiliar de Serviços Diversos, também já tem expectativas em relação à conclusão da qualificação: “a única parte que não dependia de mim foi simplesmente o sorteio para poder participar do curso. Agora só depende de mim e meu objetivo é fazer o curso até o final e absorver conhecimentos e aperfeiçoar habilidades que possam ser úteis no ambiente de trabalho em que um dia eu possa vir a ser inserido”, afirma. Durante o curso, ele e seus colegas tiveram acesso a conteúdos relacionados aos fundamentos da comunicação, saúde, segurança e meio ambiente, além de noções básicas sobre almoxarifado e logística.
“Eu agradeço a Petrobras pela idealização do projeto Autonomia e Renda e contribuir dessa maneira com o desenvolvimento pessoal e qualidade de vida de todos aqueles que estão participando. E também agradeço ao Ifes por ser uma instituição comprometida com o futuro das pessoas”, destaca Rogério.
Perfil dos concluintes
O público prioritário do Autonomia e Renda Petrobras são pessoas em condições de vulnerabilidade e exclusão social, sem vínculo formal de emprego e de baixa renda, com 18 anos ou mais de idade, moradoras da área de abrangência das operações da Petrobras, sendo as vagas destinadas, preferencialmente, para pretos e pardos, mulheres, indígenas e quilombolas, pessoas com deficiência, pessoas trans e pessoas refugiadas.
Em ambos os cursos há um número bastante expressivo de estudantes que se autodeclaram pretos e pardos. No curso de Auxiliar de Serviços Diversos, do Campus São Mateus, 83,3% se autodeclararam pretos e pardos. No curso de Escalador Industrial, ofertado pelo Campus Cariacica, o percentual sobe para 95,6%.
Além disso, as mulheres são maioria entre os estudantes. No curso de Auxiliar de Serviços Diversos, elas são 80% da turma: dos 30 alunos, 24 são mulheres. No curso de Escalador Industrial, dos 23 matriculados, 18 são mulheres.
Sobre o Programa Autonomia e Renda Petrobras
O Programa Autonomia e Renda Petrobras é uma iniciativa da Petrobras, em parceria com os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), a Fundação de Apoio ao IFSul (FaifSul) e a Firjan SENAI SESI. Seu principal objetivo é qualificar pessoas que residem nas áreas de abrangência das operações da Petrobras, oferecendo cursos gratuitos, com bolsas-auxílio, para aumentar as chances de ingresso no mercado de trabalho.
As inscrições vão até o dia 31 de janeiro de 2025 pelo site: autonomiaerenda.com.br/editais/estudantes.
Redes Sociais