Ifes leva Educação Financeira a nova escola pública de Linhares
Estudantes de Administração utilizam oficinas lúdicas para ensinar educação financeira a crianças.
Compreender desde cedo como gerenciar o dinheiro pode fazer a diferença na vida adulta. Pensando nisso, estudantes de Administração do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Campus Linhares, decidiram levar conhecimentos sobre educação financeira para uma nova turma de alunos da rede pública municipal.
Nesta edição, o projeto está sendo implementado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Samuel Batista Cruz (CAIC), atendendo estudantes do sexto ano. Para garantir o envolvimento das crianças, os bolsistas utilizam recursos como encenações, jogos e oficinas lúdicas, facilitando o aprendizado de temas relacionados a educação financeira como construção de uma planilha de receitas e despesas, uso correto do cartão de crédito e importância da pesquisa de preços.
A iniciativa surgiu dos próprios alunos de Administração, sob a orientação do professor Osmar Pianca, especialista em Finanças e Contabilidade. No curso de graduação em Administração do campus Linhares, os estudantes devem desenvolver projetos de extensão que beneficiem a comunidade. “Os alunos têm um papel essencial nesse processo. A proposta partiu deles, e nossa missão é transformar essa ideia em algo aplicável e impactante para os estudantes da rede pública”, explica o professor.
Uma oficina já foi realizada no mês de março, para alunos do sexto ano, sobre planilha de receitas e despesas. Outras duas oficinas estão programadas:
15 de abril – Uso consciente do cartão de crédito
20 de maio – Importância da pesquisa de preços
A expectativa é que os aprendizados adquiridos na escola também impactem a realidade das famílias. “Queremos que os alunos desenvolvam hábitos financeiros saudáveis desde cedo, compreendendo a importância do planejamento e da tomada de decisões responsáveis ao lidar com dinheiro”, destaca o professor Osmar.
Impacto na comunidade
A primeira edição do projeto foi realizada na EMEFM Marília de Rezende Scarton Coutinho, no bairro Interlagos, com alunos do quinto ano. A experiência demonstrou grande envolvimento dos estudantes, que compartilhavam experiências familiares relacionadas aos temas abordados.
O projeto se desenvolve ao longo de dois anos, desde a concepção das atividades até a análise dos resultados. No primeiro semestre, os alunos do Ifes idealizam os jogos, encenações e oficinas. No segundo semestre, organizam e estruturam o conteúdo. Já no terceiro semestre, implementam o projeto nas escolas, enquanto no quarto semestre os resultados são demonstrados para a comunidade em geral por meio de seminários, exposição no site do Ifes e transformação em artigos de extensão para submissão em revistas.
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