Três projetos do Ifes conquistam prêmios na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia
Outros três trabalhos integraram a delegação do Espírito Santo, coordenada pelo Ifes.
Três projetos do Ifes ganharam prêmios na 23ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). A feira foi realizada entre os dias 25 e 27 de março, no Inova USP, Campus da Universidade de São Paulo. Participaram 300 projetos de todo o Brasil, com 674 estudantes finalistas, orientados por 462 professores de 269 escolas.
Um grupo do Campus São Mateus levou o primeiro lugar na categoria Ciências Humanas. Já do Campus Piúma, levou o segundo lugar no Prêmio Mentalidade Marinha, concedido pela Marinha do Brasil. O campus teve ainda mais um projeto representando o Ifes na Febrace. Já o grupo do Campus Guarapari ficou com o 4º lugar na categoria Engenharias – Eletrônica.
Além do Ifes, o Espírito Santo contou em sua delegação com projetos de escolas públicas de Nova Venécia e Laranja da Terra. O professor do Ifes e coordenador da Feira de Ciências e Inovação Capixaba (Fecinc), Thiago Maduro, foi o coordenador da delegação capixaba na Febrace. Ele avaliou o resultado como “histórico” e destacou o papel das feiras de ciências locais nesta conquista.
“Este momento histórico para o Espírito Santo é resultado direto do trabalho da Fecinc, programa de extensão do Campus São Mateus. Desde 2019, a Fecinc tem fortalecido um verdadeiro ecossistema de feiras de ciências no estado, integrando iniciativas como a Fecintec e a Feira de Ciências Sul Capixaba (FECISC)”, apontou.
Além de fomentar a iniciação científica por meio de capacitações para professores e estímulo a projetos escolares, a Fecinc viabilizou financeiramente a viagem da delegação capixaba para a Febrace 2025, garantindo passagens e diárias para estudantes e orientadores. “A ação foi possível graças a uma emenda parlamentar do deputado Federal Helder Salomão”, contou Thiago Maduro.
Ele ainda agradeceu aos professores orientadores e lembrou que participar de um evento como a Febrace “promove ainda o intercâmbio cultural e científico, ampliando horizontes e fortalecendo a formação cidadã dos alunos”.
Veja os projetos e premiações:
Explorando fronteiras virtuais: o uso da realidade virtual para o ensino da química – a cozinha como ambiente de aprendizagem
Ifes – Campus São Mateus: Livia Ferreira de Moraes, Luanderson Goronci Nunes dos Reis, Gustavo Correia Barbosa. Orientação: Thomaz Rodrigues Botelho, Walber Ronconi dos Santos
1º lugar na categoria Ciências Humanas
Prêmio Destaque Unidades da Federação
Credencial para a Infomatrix Brasil
Desenvolvido com apoio de bolsa da Fapes
Mar Seguro: Aplicativo móvel para segurança no transporte marítimo
Ifes – Campus Piúma: Matheus Amorim Lovatti, Maria Eduarda Silva Telles Gomes, Luiza Meirelles da Cunha Lucas. Orientação: Lucas de Carvalho Guesse.
2º lugar no Prêmio Mentalidade Marinha, concedido pela Marinha do Brasil
Desenvolvido com apoio de bolsa do Ifes
ASR: Óculos antissono em rodovias para um novo olhar nas estradas
Ifes – Campus Guarapari: Caleb Gomes Menguete Fabris, Henrique Velten da Silva, Natalia Dantas Sá. Orientação: Naiara dos Santos Nobre, Jose Elton Pereira Neto
4º lugar na categoria Engenharias – Eletrônica
Coffee 3D Maker: Inovando o presente e salvando o futuro
EEEFM Dom Daniel Comboni – Nova Venécia. Mateus Valeriano Lopes, Matheus de Abreu Mioto, Julia Righette Soares. Orientação: Fabrício de Sá Hora Santos, João Vitor Santana dos Santos
Prêmio EDUSP, concedido pela Editora da Universidade de São Paulo
3º lugar no prêmio Por um Mundo sem Lixo Internacional
Desenvolvido com apoio do programa Shell NXplorers – Programa de Educação Científica
Carvão de peixe: agregando valor aos resíduos da indústria do pescado com processos termoquímicos
Ifes – Campus Piúma.
Desenvolvido com apoio de bolsa da Fapes
Bomba d'água com motor de geladeira
EEEF Joaquim Caetano de Paiva – Laranja da Terra: Mateus Krauze, Ariel Pedro Saick, Vitor Schultz de Oliveira. Orientação: Fernando Ricieri Gasperazzo, Liliane Bozzi Zeferino.
Participante da FECINTEC, com projeto na categoria Engenharias – Mecânica.
Redes Sociais