Ifes recebe a escritura do terreno do Campus Muniz Freire
Campus é o 25º autorizado do Ifes e agora pode receber investimentos do Governo Federal para iniciar as obras.
O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) recebeu, nesta segunda-feira (30), a escritura do terreno onde será construído o Campus Muniz Freire. O imóvel, com cerca de 223 mil m², está localizado na comunidade de Santa Bárbara, na sede do município, e foi adquirido com recursos de R$ 5,17 milhões do Governo do Estado.
A transferência ao Ifes foi formalizada por meio do Decreto 11.089/2025, após autorização da Câmara Municipal de Vereadores, possibilitando o recebimento dos investimentos para a implantação da unidade, estimados em R$ 25 milhões. A cerimônia de doação do imóvel foi realizada no Palácio Anchieta e contou com a presença de autoridades do município, do Estado e do Instituto.
Muniz Freire é um dos 100 novos campi anunciados em março de 2024 pelo Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e a expectativa é de que sejam ofertadas 1.400 vagas na unidade.
O novo campus passou por estudos de viabilidade técnica e econômica, conduzidos pelas equipes do Ifes e da Prefeitura. O professor e pesquisador do Campus de Alegre do Ifes, Márcio Bolzan, foi um dos principais articuladores da proposta. Ele destaca que o município, por sua localização estratégica, contribuirá significativamente para o fortalecimento do turismo e da agricultura familiar na região do Caparaó, além de atender empresas de diferentes portes que atuam na área.
“Foram muitas horas de conversas com lideranças da cidade, com a Câmara Municipal, com parlamentares estaduais e federais, além de órgãos das diferentes esferas do poder público, para que o projeto pudesse nascer”, explicou Bolzan.
A regularização do terreno é uma das contrapartidas exigidas do município para a implantação de um campus de Instituto Federal. No entanto, segundo o prefeito de Muniz Freire, Dito Silva, o valor de aquisição era inviável para o orçamento municipal. Foi nesse contexto que o prefeito, em conjunto com o reitor do Ifes, Jadir Pela, buscou apoio do Governo do Estado para viabilizar a compra e posterior transferência da área ao Instituto.
De acordo com o reitor, o governador Renato Casagrande prontamente atendeu à solicitação. “Estávamos no gabinete do prefeito, reunidos com nossa equipe técnica e os secretários municipais, e liguei para o governador. Em apenas oito minutos, ele nos retornou dizendo que seria possível efetuar a compra com recursos estaduais”, relatou.
“O Ifes transforma vidas. Ele forma não apenas mão de obra qualificada, mas também muda a perspectiva do município e da região, ao implantar uma instituição de educação profissional, científica e tecnológica capaz de promover inovação, empreendedorismo e internacionalização. É, de fato, a geração de oportunidades para a população local”, afirmou o reitor durante a cerimônia.
O governador Renato Casagrande também ressaltou a importância do novo campus para Muniz Freire e destacou a mobilização da sociedade capixaba em favor da expansão do Ifes. “Em 2003, havia apenas algumas unidades do então Cefet e das Escolas Agrotécnicas Federais, que somavam cinco ou seis. De lá para cá, sob a liderança de Jadir no Ifes e graças à expansão promovida pelo presidente Lula, ao empenho da bancada federal, dos deputados estaduais, dos empresários e das organizações da sociedade civil, estamos entregando as condições para que seja implantada a 25ª unidade. Isso é um feito que precisa ser comemorado e registrado”, declarou.
O vice-governador Ricardo Ferraço destacou o papel estratégico do Ifes para o desenvolvimento do Espírito Santo diante da crescente complexidade dos arranjos produtivos. “Estamos recebendo investimentos para tornar nosso estado mais competitivo, deixando de ser apenas um fornecedor de commodities para consolidar uma indústria moderna, com alto valor agregado. Isso significa mais empregos de qualidade, com melhor remuneração. Precisamos do Ifes formando as pessoas para essas oportunidades, beneficiando efetivamente os capixabas”, afirmou.
Defensora da implantação do Campus Muniz Freire desde quando ainda era deputada federal, a ex-senadora Rose de Freitas se emocionou ao comentar a conquista. “De todos os campi que ajudei a trazer para o Espírito Santo, este é o que mais me emociona, porque eu tinha esse compromisso com o município há muitos anos. E finalmente o dever foi cumprido. Saiu a Escola Técnica Federal de Muniz Freire”, comemorou, referindo-se ao nome das instituições antes da criação dos Institutos Federais.
Também participaram da cerimônia os deputados estaduais Dary Pagung e João Coser, além de representantes dos mandatos dos deputados federais Helder Salomão, Gilson Daniel, Jack Rocha e do senador Fabiano Contarato.
Redes Sociais