Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Início do conteúdo da página

Eleições do Ifes 2021

Clique nas abas para acessar as páginas das Eleições dos Campi

 

Eleição da Comissão Eleitoral Central 

Resultado preliminar da eleição da comissão eleitoral central (formato .pdf, tamanho 439 Kb)

Notícias

Conheça os membros da Comissão Eleitoral Central
Comissão Eleitoral Central será escolhida nesta segunda-feira (7)

Divulgado o resultado final da escolha das comissões eleitorais locais

Servidores e estudantes do Ifes elegem membros das comissões eleitorais locais

Começam as inscrições de chapa para constituir as comissões eleitorais locais
Conselho Superior deflagra processo eleitoral no Ifes

Perguntas Frequentes

Eleições

Em função da pandemia da Covid-19, o processo de votação para escolha de Reitor e Diretor-Geral será realizado eletronicamente, por meio do sistema SIGEleição.

Os dirigentes das unidades do Ifes deverão providenciar estrutura adequada que permita aos votantes que não tiverem acesso à internet e/ou equipamento participarem do processo de consulta à comunidade. A organização desta estrutura deverá observar as normas de segurança em saúde, estabelecidas em documentos institucionais específicos, no que tange à prevenção de Covid-19.

Os candidatos poderão promover suas campanhas no interior dos Campi e demais unidades do Ifes, caso haja atividade presencial no período determinado para as mesmas. Para fazer campanha nos diferentes setores das unidades é preciso realizar agendamento com o responsável pelo setor através de sugestão de formulário constante no anexo VIII da Resolução CS nº 16/2021, sem que a atividade configure aglomeração ou comprometa a capacidade máxima de lotação dos recintos estabelecida pelos protocolos de segurança.

Os candidatos poderão usar perfis em redes sociais e seus e-mails pessoais para campanha, bem como outras ferramentas de comunicação digital, sempre observando o Código de Ética do Servidor Público Federal nas suas ações durante a campanha. Os candidatos a Reitor e a Diretor-Geral de Campus não poderão fazer campanha durante as atividades pedagógicas síncronas e assíncronas.

Serão realizados debates com os candidatos a Reitor e a Diretor-Geral, por meio de plataformas digitais, sendo obrigatório pelo menos um debate por turno de funcionamento da instituição/unidade. Os debates poderão ser organizados conforme sugestão descrita no anexo VII.

Na ocasião do debate, os participantes poderão postar perguntas no chat disponibilizado pela plataforma virtual escolhida, devendo deixar explícito na postagem que se trata de pergunta e a qual candidato a mesma está direcionada. As perguntas postadas serão separadas por candidato, numeradas, e sorteadas.

Ainda não foi definida a forma de transmissão. As comissões eleitorais locais e central definirão em qual plataforma os debates entre os candidatos a diretor-geral e reitor, respectivamente, serão transmitidos. A transmissão será síncrona para possibilitar a captação de perguntas, antes e durante o debate.

Deve-se usar o email institucional, preferencialmente criado especificamente para este fim, pois ao final do processo as mensagens serão armazenadas em mídia, pois constituem-se documentos do processo de consulta.

As Comissões Eleitorais Locais têm autonomia para agendar suas reuniões. As reuniões deverão realizar-se, preferencialmente, em ambiente virtual. Recomenda-se que seja planejado um calendário prévio de reuniões.

É importante que os membros da Comissão Eleitoral Local fiquem à disposição como plantonistas, organizados em turnos, durante o dia da votação para dirimir quaisquer dúvidas, por isso a sugestão é que outros servidores possam assumir a função de apoiadores. Contudo, respeita-se as características de cada campus e a disponibilidade de seus servidores.

Cada candidato poderá designar até três fiscais, sendo dois para acompanhar as atividades na estrutura destinada à votação presencial, de modo alternado (devido à pandemia); e um fiscal para ter acesso específico ao sistema SIG Eleição, com a função de monitorar a atividade do sistema e verificar questões relativas à lisura do processo de votação eletrônica. Os fiscais com tal indicação deverão ser cadastrados no sistema pelo presidente da respectiva Comissão Eleitoral.

Os fiscais deverão ser obrigatoriamente credenciados pela Comissão Eleitoral Local no ato da inscrição das candidaturas, conforme prevê o art. 20, sendo sugerido um formulário de credenciamento (anexo III).

SIG Eleições

O acesso ao SIG Eleição será concedido a cada votante mediante identificação realizada por meio dos dados de login e senha cadastrados nos sistemas institucionais, sendo esses dados sigilosos, pessoais e intransferíveis.

Na tela do sistema inicial, que será aberta após o acesso de cada votante, aparecerá a opção de duas eleições: Diretor-Geral e Reitor, exceto para as unidades Reitoria, Polo de Inovação e Cefor só terão acesso à eleição para Reitor.

Na tela de votação do SIG Eleição, após o login no sistema, aparecerá o nome dos candidatos e as opções de voto nulo e de voto em branco, todos precedidos de um campo, no qual o eleitor deverá marcar a sua escolha, sendo que o sistema só finalizará a votação com a marcação de apenas uma opção.

Para cada eleitor, o procedimento descrito será realizado separadamente, sendo que a ordem de votação para a escolha de Reitor e de Diretor-Geral não interferirá no exercício do voto. Uma vez finalizada a votação, o sistema garantirá que o eleitor não possa alterar ou realizar novo voto para o mesmo cargo.

Assista ao tutorial em vídeo sobre como votar.   
Acesse ao tutorial passo a passo sobre como votar

O processo de votação será encerrado no horário previamente estipulado e devidamente programado no sistema SIG Eleição. A partir de então, o acesso de votantes ao sistema ficará indisponível.

A apuração dos votos será realizada imediatamente após o encerramento da votação, por meio da inserção no sistema da chave de auditoria que foi gerada no ato de criação da eleição no SIG Eleição.

A apuração dos votos para Reitor é de competência da Comissão Eleitoral Central; já a apuração dos votos para Diretor Geral é de competência da Comissão Eleitoral Local. A apuração será realizada pelo presidente da comissão eleitoral responsável, acompanhado pela mesa apuradora. As mesas apuradoras serão constituídas por três membros e respectivos suplentes, escolhidos pelo presidente da respectiva Comissão Eleitoral Local.

SIG Eleição

 O sistema pode ser acessado em https://sigeleicao.ifes.edu.br

Reitoria

Edital – Comissão Eleitoral Local (formato .pdf, tamanho 93 kb)           
Anexo I - Cronograma (formato .pdf, tamanho 73 Kb) Retificado em 24/05/2021
Chapas Inscritas (formato .pdf, tamanho 430 Kb)           
Lista definitiva de chapas inscritas (formato .pdf, tamanho 430 Kb)      
Resultado final da Eleição para Comissão Eleitoral Local (formato .pdf, tamanho 440 Kb)   
Resultado definitivo da Eleição para Comissão Eleitoral Local (formato .pdf, tamanho 79 kb)

Portaria da Comissão Preliminar 
Lista de votantes (formato .pdf, tamanho 422 Kb) 
Lista definitiva de votantes (formato .pdf, tamanho 422 Kb)

Alegre

 Acesse a página das Eleições do Ifes - Campus de Alegre

Aracruz

 Acesse a página das Eleições do Ifes – Campus Aracruz

Barra de São Francsico

 Acesse a página das Eleições do Ifes – Campus Barra de São Francisco

Cachoeiro de Itapemirim

 Acesse a página das Eleições do Ifes – Campus Cachoeiro de Itapemirim

Cariacica

 Acesse a página das Eleições do Ifes – Campus Cariacica

Cefor

 Acesse a página das Eleições do Ifes – Cefor 

Centro-Serrano

 Acesse a página das Eleições do Ifes – Campus Centro-Serrano 

Colatina

Acesse a página das Eleições do Ifes – Campus Colatina

Guarapari

 Acesse a página das Eleições do Ifes – Campus Guarapari

Ibatiba

 Acesse a página das Eleições do Ifes - Campus Ibatiba

Itapina

Acesse o site das Eleições do Ifes – Campus Itapina 

Linhares

 Acesse o site das Eleições do Ifes – Campus Linhares

Montanha

 Acesse a página das Eleições do Ifes - Campus Montanha

Nova Venécia

Acesse a página das Eleições do Ifes – Campus Nova Venécia

Piúma

 Acesse a página das Eleições do Ifes – Campus Piúma  

Santa Teresa

 Acesse a página das Eleições do Ifes – Campus Santa Teresa 

São Mateus

 Acesse a página das Eleições do Ifes – Campus São Mateus

Serra

Acesse a página das Eleições do Ifes – Campus Serra

Venda Nova do Imigrante

Acesse a página das Eleições do Ifes – Campus Venda Nova do Imigrante

Viana

Acesse a página das Eleições do Ifes – Campus Viana

Vila Velha

 Acesse a página das Eleições do Ifes – Campus Vila Velha

Vitória

 Acesse a página das Eleições do Ifes – Campus Vitória 

registrado em:
Fim do conteúdo da página