Redes e associações - Relações internacionais
Redes e associações das quais o Ifes faz parte:
O Ifes faz parte da Rede de Internacionalização da Educação do Espírito Santo (Riees) junto com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), a Universidade Vila Velha (UVV), a Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam), a Faculdade de Direito de Vitória (FDV), a Faculdade Centro Leste (UCL) e o Centro Universitário do Espírito Santo (Unesc), de Colatina.
Faubai
A FAUBAI – Associação Brasileira de Educação Internacional foi criada em 1988 e reúne gestores e responsáveis de assuntos internacionais de instituições de ensino superior brasileiras. Atua na ampliação do processo de internacionalização das instituições de ensino superior brasileiras, na promoção do sistema de educação brasileira no exterior e na capacitação profissional de seus associados.
Arcu-Sul
O Sistema de Acreditação Regional de Cursos de Graduação do Mercosul e Estados Associados (Arcu-Sul) é um mecanismo permanente de acreditação regional do Setor Educacional do Mercosul. Seu objetivo é dar garantia pública, na região do Mercosul e dos estados associados, dos níveis de qualidade acadêmicos e científicos dos cursos. Os países participantes são Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru. No Brasil, a operacionalização do Arcu-Sul no Brasil é feita pelo Inep, que executa o sistema de avaliação nacional de instituições de educação superior e de cursos de graduação.
IHub
O Projeto Centros de Competências para a Inovação (I-hubs, em inglês) faz parte de um projeto liderado pela Unesco-Unevoc com o intuito de desenvolver instituições de educação e formação técnica e profissional em todo o mundo, com foco no empreendedorismo, inovação e sustentabilidade. No Ifes, o projeto será promovido pelo Campus Vila Velha.
Rial
A Rede Internacional Académica da Lusofonia (RIAL) conta com entidades signatárias oriundas de cinco países – Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal. Tem como objetivo facilitar e fomentar a cooperação em nível internacional por meio da atuação em rede, contribuindo para a difusão do conhecimento entre as instituições sediadas nos países que integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e o fortalecimento da língua portuguesa.
Redes Sociais