Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Início do conteúdo da página

Projeto EMBRACE - Relações internacionais

Publicado: Quinta, 02 de Maio de 2024, 16h45 | Última atualização em Sexta, 23 de Maio de 2025, 16h11

Projeto EMBRACE

embrace

O projeto EMBRACE é um projeto de cooperação em educação superior digital projeto de cooperação em educação superior digital com parceiros latino-americanos, contando com parceiros de quatro países: Brasil, Colômbia, Finlândia e Portugal. A iniciativa visa atender às necessidades destes parceiros no desenvolvimento e implementação de reformas institucionais para modernizar o ensino superior.

Através da participação colaborativa, o projeto envolve as instituições de ensino: Universidade de Hamk (Finlândia), que lidera o projeto; Instituto Federal do Espírito Santo, Instituto Federal de São Paulo e Universidade Federal do ABC (Brasil); Instituto Tecnológico de Pereira e Universidade Areandina (Colômbia) e Instituto Politécnico de Bragança (Portugal).

O projeto terá duração de 3 anos, recebendo fomento do Fundo Europeu, contando com a participação de 60 professores das instituições envolvidas. O primeiro encontro foi realizado entre os dias 28 de agosto a 1 de setembro de 2023, no Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância do Ifes (Cefor).

Principais objetivos do projeto:
- Melhorar a competência digital e pedagógica dos professores do ensino superior para planejar, implementar e avaliar eficazmente a educação on-line centrada no aluno e baseada em competências digitais.
- Apoiar a gestão educacional na implementação de mudanças pedagógicas impactantes e na organização de ecossistemas de aprendizagem inovadores colaborativos.
- Promover colaboração entre instituições de ensino superior (IES) e parceiros do mundo do trabalho e da sociedade, resultando em ecossistemas de aprendizagem mais atuantes e desenvolvimento econômico e social.

Para atingir estes objetivos, o projeto apoiará o desenvolvimento profissional de 25 professores através de módulos conjuntos de aprendizagem on-line, processos de desenvolvimento de competências baseados em certificados, cursos MOOCs para 300 professores e o fornecimento de materiais e orientações de aprendizagem de acesso aberto. Além disso, 15 gestores educacionais definirão diretrizes para o desenvolvimento das competências digitais e pedagógicas dos docentes e avaliarão a sustentabilidade da mudança educacional e a concretização dos objetivos do projeto nos ecossistemas de aprendizagem das IES e dos seus parceiros na indústria.

O projeto enfatiza a cocriação incluindo estudantes, professores, gestores e, pelo menos, 10 parceiros da indústria e da sociedade. Juntos, desenvolverão modelos transferíveis para uma colaboração inovadora entre a educação e a indústria.

Durante o cronograma do projeto, mais de 250 estudantes de 5 IES latino-americanas participarão de novas práticas pedagógicas, adquirindo competências relevantes e experiências de trabalho concretas.

O resultado do projeto EMBRACE serão IES modernas na América Latina, com capacidade de alavancar a digitalização para criar experiências de aprendizagem inclusivas e centradas no aluno.

Parceiros:
Häme University of applied Sciences (HAMK) – Finlândia (Coordenação)
Fundação Universidade Federal do Abc (UFABC) –Brasil
Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – Brasil
Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Brasil
Universidad Tecnológica de Pereira (UTP) – Colômbia
Fundación Universitaria del Area Andina (AREANDINA) – Colômbia
Instituto Politécnico de Bragança (IPB) – Portugal

Lançamento da trilogia de MOOCs do projeto Embrace

No dia 21 de maio de 2025 ocorreu a cerimônia de lançamento dos MOOCs do projeto Embrace, que pode ser assistida pelo link: youtube.com/live/_Oe_e95GsL8.

O EMBRACE é um projeto liderado pela Häme University of Applied Sciences (HAMK), instituição Finlandesa, ao qual se juntaram instituições do Brasil, Colômbia e Portugal, a saber: Instituto Federal do Espírito Santo – IFES (Brasil), Instituto Federal de de São Paulo – IFSP (Brasil), Universidade Federal do ABC – UFABC (Brasil), Universidad Tecnologica de Pereira – UTP (Colômbia), Fundacion Universitaria del Area Andina – AREANDINA (Colômbia) e Instituto Politecnico de Braganca – IPB (Portugal). Com a ideia de olhar para o futuro e apoiar a modernização do ensino superior, o projeto visa formar educadores, aprimorando suas competências pedagógicas, digitais e a integração com o mundo do trabalho, por meio de um aprendizado on-line acessível, flexível e de alta qualidade.

No Ifes o Projeto é coordenado pela professora Dra. Marize Lyra Silva Passos e co-coordenado pela professora Dra. Vanessa Battestin, do Cefor. O projeto conta ainda com professores e profissionais de outros campi do Ifes.

Usando uma abordagem moderna, trabalha a formação por meio de uma trilogia de MOOCs (Massive Open Online Course), reunindo conteúdo interativo, colaboração global e estratégias de ensino de ponta. Projetados com base no modelo ADDIEM e alinhados com o Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores (DigCompEdu), esses cursos apoiam o desenvolvimento profissional em educação digital - a qualquer momento, em qualquer lugar. Cada MOOC se baseou em duas áreas do DigCompEdu, tendo a trilogia abordado o quadro como um todo.

embrace mooc 1

Quanto aos níveis de progressão do DigCompEdu adotados na Embrace, o foco recaiu sobre o nível Integrador (B1), no qual o professor experimenta as tecnologias digitais em diversos contextos e propósitos, integrando-as a muitas de suas práticas de forma criativa. Em alguns conteúdos e atividades complementares e mais avançados, também foi trabalhado o nível B2 (Expert).

Para a produção, 25 professores e outros membros da equipe do Brasil, Colômbia, Portugal e Finlândia foram distribuídos nos três MOOCs. Portanto, havia muitos professores, de diferentes instituições, países, culturas e idiomas, trabalhando juntos e produzindo conteúdos e atividades em seu próprio idioma, que posteriormente, tiveram algum tipo de tradução. Os MOOCs produzidos trazem, portanto, uma perspectiva multicultural e podem ser cursados em três diferentes idiomas (inglês, português ou espanhol).

embrace mooc 2

Um vídeo sobre os MOOCs pode ser assistido em: youtu.be/3HizlAaGjGQ?si=Zi3sAAG612-gHz2P

Os MOOCs estão disponíveis na Plataforma de Cursos Abertos do Ifes ou diretamente nos seguintes links:

MOOC1: mooc.cefor.ifes.edu.br/moodle/course/view.php?digipeda-competencias-digitais-pedagogicas

MOOC2: mooc.cefor.ifes.edu.br/moodle/course/view.php?pedagogias-ativas-ferramentas-digitais

MOOC3: mooc.cefor.ifes.edu.br/moodle/course/view.php?competencias-digitais-desenvolvimento-profissional

Fim do conteúdo da página