Projeto EMBRACE - Relações internacionais
Projeto EMBRACE
O projeto EMBRACE é um projeto de cooperação em educação superior digital projeto de cooperação em educação superior digital com parceiros latino-americanos, contando com parceiros de quatro países: Brasil, Colômbia, Finlândia e Portugal. A iniciativa visa atender às necessidades destes parceiros no desenvolvimento e implementação de reformas institucionais para modernizar o ensino superior.
Através da participação colaborativa, o projeto envolve as instituições de ensino: Universidade de Hamk (Finlândia), que lidera o projeto; Instituto Federal do Espírito Santo, Instituto Federal de São Paulo e Universidade Federal do ABC (Brasil); Instituto Tecnológico de Pereira e Universidade Areandina (Colômbia) e Instituto Politécnico de Bragança (Portugal).
O projeto terá duração de 3 anos, recebendo fomento do Fundo Europeu, contando com a participação de 60 professores das instituições envolvidas. O primeiro encontro foi realizado entre os dias 28 de agosto a 1 de setembro de 2023, no Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância do Ifes (Cefor).
Principais objetivos do projeto:
- Melhorar a competência digital e pedagógica dos professores do ensino superior para planejar, implementar e avaliar eficazmente a educação on-line centrada no aluno e baseada em competências digitais.
- Apoiar a gestão educacional na implementação de mudanças pedagógicas impactantes e na organização de ecossistemas de aprendizagem inovadores colaborativos.
- Promover colaboração entre instituições de ensino superior (IES) e parceiros do mundo do trabalho e da sociedade, resultando em ecossistemas de aprendizagem mais atuantes e desenvolvimento econômico e social.
Para atingir estes objetivos, o projeto apoiará o desenvolvimento profissional de 25 professores através de módulos conjuntos de aprendizagem on-line, processos de desenvolvimento de competências baseados em certificados, cursos MOOCs para 300 professores e o fornecimento de materiais e orientações de aprendizagem de acesso aberto. Além disso, 15 gestores educacionais definirão diretrizes para o desenvolvimento das competências digitais e pedagógicas dos docentes e avaliarão a sustentabilidade da mudança educacional e a concretização dos objetivos do projeto nos ecossistemas de aprendizagem das IES e dos seus parceiros na indústria.
O projeto enfatiza a cocriação incluindo estudantes, professores, gestores e, pelo menos, 10 parceiros da indústria e da sociedade. Juntos, desenvolverão modelos transferíveis para uma colaboração inovadora entre a educação e a indústria.
Durante o cronograma do projeto, mais de 250 estudantes de 5 IES latino-americanas participarão de novas práticas pedagógicas, adquirindo competências relevantes e experiências de trabalho concretas.
O resultado do projeto EMBRACE serão IES modernas na América Latina, com capacidade de alavancar a digitalização para criar experiências de aprendizagem inclusivas e centradas no aluno.
Parceiros:
Häme University of applied Sciences (HAMK) – Finlândia (Coordenação)
Fundação Universidade Federal do Abc (UFABC) –Brasil
Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – Brasil
Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Brasil
Universidad Tecnológica de Pereira (UTP) – Colômbia
Fundación Universitaria del Area Andina (AREANDINA) – Colômbia
Instituto Politécnico de Bragança (IPB) – Portugal
Redes Sociais